Servidores reclamaram de maus tratos na pasta administrativa
Atendendo ao apelo de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, Francisco Souza Guerra, recebeu servidores lotados na secretaria, em sua maioria garis, a fim de ouvir os reclames e desabafos de muitos que atualmente sentem-se vítimas de humilhações e intolerância por parte de fiscais e coordenadores.
O encontro entre o presidente do sindicato e os funcionários, ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (18) no auditório do SINDSPEM, serviu para sanar algumas dúvidas dos servidores, como também para tornar o presidente Francisco Guerra conhecedor de diversas situações consideradas arbitrárias e incompatíveis com o desempenho das funções dos trabalhadores.
Durante entrevista à Rádio Penedo FM, Francisco Guerra disse que a maioria das denúncias foram feitas contra um determinado fiscal, que não teve o nome citado pelo presidente. Segundo o dirigente sindical, baseado nas informações prestadas pelos servidores, algumas denúncias caracterizam assédio moral, principalmente com funcionárias. “O sindicato não tolera tais atitudes e com certeza a Procuradoria do Município também não irá contemporizar ações desta natureza”, declarou Guerra.
Durante o encontro também foram levantados questionamentos em relação à jornada de trabalho, esclarecida pelo presidente do sindicato e procurador do quadro efetivo da prefeitura, que cabe a todos os funcionários conhecerem seus direitos, como devem também reconhecer os direitos que o município tem, sendo compreensível por todos os presentes o horário acordado com todos os que zelam pela limpeza pública da cidade.
Em relação ao apelo feito por uma servidora durante programa Lance Livre (Penedo FM) da última quarta-feira, relacionado ao fato de as mulheres estarem trabalhando com ferramentas do tipo enxada, o presidente sindical explicou que isto é absolutamente legal e que não pode haver discriminação nesse sentido já que todos são iguais perante a lei e dispõem de boas condições físicas para o desenvolvimento das funções.
Francisco Guerra informou ainda que atualmente a secretaria de serviços públicos encontra-se com um quadro efetivo formado em sua maioria por mulheres e que não se pode comparar o emocional de uma mulher e a força física de um homem, referindo-se ao trabalho pesado no manuseamento de ferramentas, carregamento de caminhão ou mesmo transporte de areia.
Com uma extensa lista de reivindicação, o SINDSPEM deve a partir de agora promover um diálogo com o gestor da pasta, engenheiro Mário Jorge, ou mesmo com o prefeito para uma melhor adequação e aproveitamento do material e recursos humanos da secretaria de serviços públicos.
