×

Penedo

Áudio: Servidores se reúnem nesta sexta, 11, para discutir reajuste de 7% em Penedo

Assembleia acontecerá nesta sexta-feira, 11, no auditório da sede do sindicato

Em documento enviado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM) nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Penedo informou que em conformidade com a sugestão do Ministério Público Estadual oferecerá 7% de reajuste para os professores da rede municipal de ensino.

O MPE, através do promotor de Justiça Izadílio Vieira da Silva Filho, foi chamado para intermediar o acordo entre o SINDSPEM e a prefeitura na tentativa de se chegar a um acordo para que a greve deflagrada em 29 de maio fosse encerrada e os alunos pudessem voltar as escolas.

Para os agentes administrativos, secretários escolares, serviçais, merendeiras e vigilantes a prefeitura manteve a posição de zero de reajuste sob a alegação de que aumentar os salários de todas as categorias nesse momento causaria impactos financeiros muito grande e poderia comprometer a folha.

O secretário municipal de Educação, Luciano Barros Lucena, foi entrevistado pelo Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 10. Na oportunidade, o gestor da pasta falou sobre a nova proposta feita pelo prefeito Március Beltrão (PDT).

“Nós levamos os cálculos financeiros do município para conhecimento do promotor e inclusive avisamos a ele durante o encontro ocorrido na semana passada que a contabilidade do Município está aberta caso haja interesse do próprio Ministério Público em fazer uma auditoria. O prefeito colocou isso a disposição para que comprovem que os dados que apresentamos condizem com a realidade. Diante dessa situação, o sindicato que reivindicava 13,01 %, baixou para 7% a proposta e hoje mostramos o que podemos fazer em cima disso”, explicou Lucena.

Arquivo - aquiacontece.com.br

A partir das 14 horas desta sexta-feira, 11, será realizada mais uma assembleia no auditório do sindicato. Na oportunidade, os servidores devem decidir os rumos do movimento grevista. Há uma grande expectativa para que a greve seja finalizada com a proposta dos 7% de reajuste, mesmo o magistério pleiteando equiparação ao piso nacional da categoria (13,01%).

“Esperamos que esse movimento chegue ao fim amanhã. Nós deixaremos as portas abertas para as negociações futuras porque não há possibilidade de atender 100% das reivindicações dos servidores nesse momento. O prefeito tem interesse em melhorar não só os salários, mas também as condições de trabalho dos servidores e isso com certeza vai acontecer. Por isso pedimos que os servidores voltem as suas funções para não penalizar ainda mais os alunos que estão sem suas aulas”, complementou o secretário.

A presidente do SINDSPEM, Ana Flávia Teixeira, já adiantou que mesmo que os servidores decidam pelo fim da greve o sindicato vai continuar lutando para que o governo municipal implante na folha o pagamento de adicional de periculosidade para vigilantes, o tempo de serviço para merendeiras e serviçais e a atenda as demais reivindicações.