Categoria reivindica além do reajusta salarial de 27,5%, melhorias nas condições de trabalho
A partir desta terça-feira (14), servidores da agência Penedo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), se unem ao movimento grevista nacional. A paralisação iniciou no dia 07 de julho, por agências do Sul e Sudeste do Brasil
Em Alagoas, servidores lotados na cidade ribeirinha foram os últimos a aderir ao movimento nacional que reivindica uma série de pautas, e o reajuste salarial de 27,5%. Entre os pleitos, também lutam por melhorias nas condições de trabalho e no atendimento à população.
“Realmente Penedo foi a última cidade a aderir ao movimento em Alagoas. Durante assembleia que ocorreu ontem (13), a categoria decidiu aderir à paralisação nacional por tempo indeterminado, em atenção as reivindicações que estão sendo pleiteadas nacionalmente. Estamos lutando pela regularização do turno estendido, funcionado das 07hrs às 17hrs, para melhor atender ao segurado. Pleiteando melhores condições de trabalho, material de expediente, computares, atualização dos softwares obsoletos. Na greve estamos lutando pela categoria e pelo segurado”, garantiu o servidor lotado da agência Penedo, Raimundo dos Santos.
De acordo com o funcionário público, existe um cuidado para não penalizar o segurado que necessita do Instituto. “Tivemos um cuidado para não suspender todos os serviços. A perícia médica implica em penalizar o segurado que agendou o procedimento. Então, também respeitando a categoria de peritos que não aderiu ao movimento, não ocorrendo a perícia, seria penalizar o segurado com o não recebimento do benefício. Alagoas não vai causar prejuízo, vamos continuar realizando o procedimento de perícia para os usuários já agendados”, acrescentou.
Santos lembrou ainda que os usuários serão orientados na porta da agência. E ainda, que alguns serviços podem ser realizados via internet. Só terão acesso à agência do Instituto Nacional Seguridade Social (INSS) de Penedo os usuários com perícia marcada. Outros procedimentos que necessitam de atendimento de um servidor, só com o fim da greve.
Pleitos nacional dos servidores
– Reajuste salarial de acordo com a inflação;
– Incorporação do GDASS;
– Política Salarial;
– 30 horas para a Carreira do Seguro Social sem redução salarial;
– Concurso Público;
– Constituição de Comitê Nacional do INSS para levantamentos dos termos de trabalho, discussão da composição dos índices, ritmos de trabalho e discussão do modelo de atendimento;
– Criação do Adicional de Qualidade (AQ) até a efetivação do Plano de Carreira;
– Pano de Carreira como valorização do servidor e do atendimento ao segurado;
– Anistia das punições e multas da greve de 2009;
– Contra os aumentos abusivos da GEAP, pela revisão de custeio;
– Melhoria das condições de trabalho.
Íntegra nota do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acerca da paralisação dos seus servidores, informa:
1) Os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma agência da previdência social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria agência e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.
2) O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.
3) A central de atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.
4) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.
