Evento teve início na manhã desta quarta-feira, 02, com vasta programação
Começou na manhã desta quarta-feira, 02, em Penedo, a primeira edição do Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano, o Refisa. O evento, que é gratuito e voltado para profissionais, estudantes e outros interessados que atuam na região, seguirá até esta quinta-feira, 03, com vasta programação.
O seminário é uma promoção integrada entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh/AL) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
Nesse primeiro dia do evento, as ações se concentraram na Casa de Aposentadoria. No local, os participantes puderam prestigiar a primeira exposição que ficou a cargo do gerente de Licenciamento do IMA/AL, Leonardo Vieira. Em suas palavras, o técnico abordou de forma ampla a questão do licenciamento ambiental, mostrando os passos que aqueles que atuam ou pretendem atuar na área de Meio Ambiente precisam seguir para fazerem as coisas da forma correta.
Na parte da tarde o evento continuou normalmente. Assim como programado, o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh/AL, Gustavo Carvalho, discutiu com os participantes do seminário a necessidade de outorga de água nos processos de licenciamento ambiental em obras hídricas, a exemplo de sistemas de abastecimento de água e de implantação de poços artesianos.
Já na quinta-feira, 03, último dia do evento, os trabalhos ocorrerão no auditório da Codevasf em Penedo. A partir das 8 horas, Géza de Farias Árbocz, especialista em Licenciamento Ambiental, abordará o componente ambiental na contratação de estudos e serviços, que pretende contribuir para a excelência na elaboração de projetos ambientais.
O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, ao lado de outras autoridades ligadas a área do Meio Ambiente, acompanhou o desenrolar do evento. Em conversa com a reportagem da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o engenheiro civil com mestrado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (UNB) falou sobre a importância do seminário para toda a região.
“A ideia do projeto é levar informações para que as pessoas ligadas a área do Meio Ambiente consigam fazer suas ações da forma correta, objetivando com isso a melhoria na qualidade dos projetos ambientais. Muitas vezes, técnicos de municípios do interior de Alagoas tem dificuldade na elaboração de projetos ambientais, o que tem atrasado o processo licenciamento. Com esse evento, a ideia é trazer mais qualidade aos projetos e mais velocidade no licenciamento”, declarou Gustavo Lopes, enfatizando que Penedo foi escolhido para sediar o evento porque isso faz parte de um processo de interiorização das ações do IMA, conforme determinado pelo governador Renan Filho.
