×

Penedo

Áudio: Semana Saúde na Escola mobiliza classe estudantil em Penedo

A professora Helena Porto concedeu entrevista nesta quarta-feira, 07, ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM

A professora Helena Porto concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 07 de março, ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar sobre a implantação do Programa do Governo Federal “Saúde na Escola” (PSE) no município ribeirinho, cujo objetivo é melhorar a saúde das crianças e dos adolescentes da rede municipal de ensino através de uma alimentação saudável, em especial daquelas que apresentam um quadro de obesidade.

De acordo com a professora, o município de Penedo para aderir o Programa teve que cumprir alguns requisitos estipulados pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. Segundo ela, o primeiro passo foi à assinatura de um termo de compromisso pelo secretário municipal de educação, Ronaldo Vicente, e pela secretária municipal de saúde, Geonice Peixoto, e o segundo foi escolher os profissionais para que o Programa fosse gerido.

As atividades educativas da Semana Saúde na Escola tiveram início na última segunda-feira, 05 de março, e se estenderão até a próxima sexta-feira, 09, abrangendo os estudantes da educação infantil de seis escolas municipais situadas em Penedo. Futuramente, o projeto atenderá a 41 escolas, o que representará um público alvo de aproximadamente 15 mil estudantes.

“Estão sendo realizadas nas escolas nesta semana, debates com os alunos, olimpíadas, gincanas, feiras de ciência e palestras. Tudo sobre alimentação saudável. Os alunos também terão seu peso e altura medidos por profissionais da saúde”, declarou a professora.

Ainda segundo Helena Porto, a próxima etapa do Programa “Saúde na Escola” em Penedo consistirá na apresentação dos critérios de adesão ao PSE, aos profissionais de 17 postos do Programa Saúde da Família e aos diretores das escolas municipais, que passarão a conhecer quais serão as próximas ações de saúde integradas ao ambiente escolar, que vão desde o monitoramento do cartão de vacinas ao acompanhamento do desenvolvimento físico de cada aluno. Paralelo a isso, acontecerão atividades de prevenção e promoção à saúde e avaliação clínica e psicossocial dos alunos.

Na sexta-feira, 09, cada escola será responsável por fazer o encerramento do Programa da forma como quiser. “A Escola Barão do Penedo, por exemplo, vai encerrar com uma grande caminhada de todos os alunos, além das palestras que também acontecerão durante todo o dia”, finalizou Helena Porto, lembrando que futuramente o Programa será realizado em todas as escolas do município.