×

Penedo

Áudio: Sem repasses da gestão Toledo/Saldanha, AAPPE-Penedo fica sem transporte

Entidade que trabalha com crianças especiais vendeu sua Kombi para saldar dívidas e pagar funcionários

Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), núcleo Penedo, uma entidade com a missão de realizar projetos sociais direcionados a pessoas com deficiência e, ou necessidades especiais, nesta terça-feira (04), completa seis anos de atuação na cidade ribeirinha. Porém, nem tudo é festa para o núcleo que desempenha um grande trabalho.

A entidade é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal. Sobrevive de recursos da União e doações, repassados via prefeitura. Porém, nos meses de outubro e novembro, a gestão Toledo/Saldanha, deixou de transferi-los. O resultado, a entidade teve que vender seu único transporte, um veículo Kombi, do fabricante Volkswagen, que dava suporte aos assistidos de Penedo e região. O que veio dificultar o atendimento as famílias carentes.

Para falar dos seis anos de luta e, claro, da falta de repasses da gestão anterior, a coordenadora da AAPPE-Penedo, Assunção Bezerra, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Há exatos seis anos, era fundado o núcleo Penedo, apesar das dificuldades que já enfrentou, existe o que comemorar garantiu Bezerra. “Quando chegamos na cidade, existiam crianças desassistidas, sem andar, em cima de uma cama. E hoje, com o trabalho que desempenhamos, crianças voltaram a andar, passaram por cirurgias e são assistidas. Temos o que comemorar e, muito. É uma vitória sobrevivermos com o tento que nós temos”, destacou a coordenadora.

Sem repasses da gestão Toledo/Saldanha, entidade vende sua Kombi

Dois meses que não foram repassados, outubro e novembro, destinados pelo Governo Federal, exclusivamente para a AAPPE-Penedo, via Prefeitura de Penedo, na gestão Toledo/Saldanha, como consequência, a entidade deixou de saldar compromissos e foi obrigada a vender seu único veículo, que contribuía com o transporte de assistidos.

“Dois meses da gestão passada ficaram em aberto. Eles receberam a não transferiram para a nossa entidade. São carimbados, unicamente a AAPPE-Penedo. Diante desse atraso, entremos em dificuldade, contas deixaram de ser pagas e salários. Para saldar tudo, tivemos que vender nossa Kombi. Esse veículo que ajudava a transportar assistidos dentro da cidade e para a capital quando necessitavam. Na outra gestão nunca recebemos um só mês em dia. Sempre se pagava um mês e deixava outro”, desabou Assunção Bezerra.

Com a mudança de gestão, recursos começaram a ser repassados rigorosamente em dia. “Graças a Deus que agora estamos com as nossas contas em dia. Agora estamos recebendo tudo rigorosamente como deve ser. Quando o atual prefeito assumiu, recebemos o mês de dezembro em janeiro, o que é o correto. Levamos a produção e no início do mês recebemos o que é de direito da AAPPE-Penedo”, garantiu.

Reforma e futura clínica

Existe um projeto em curso para a construção da clínica e os recursos já estão disponíveis. “Estamos aguardando o secretário de Educação do município para que ele nos ceda um espaço, para que possamos reformar o nosso prédio. Ainda não deu para construir a nossa clínica, ainda, mas existe o projeto, a planta e os recursos. O problema foi no terreno, mas vai ser resolvido em breve. Compramos essa casa e a instituição vai reformar até que seja construída a clínica. A nossa arquiteta já está com tudo pronto para a reforma, estamos apenas aguardando um espaço para nos mudarmos até que se conclua a reformada”, explicou Assunção Bezerra.

Áreas de atuação da AAPPE-Penedo

A entidade trabalha com pessoas e crianças com necessidades especiais, e desempenha algumas atividades e oferta alguns exames é o que conta a coordenadora. “Hoje trabalhamos com o intelectual, que é o neurossensorial. Também possuímos uma sala de recursos, para a criança que está na escola, mas não consegue atingir o objetivo do ensino, ela tem reforço na AAPPE, e atendemos crianças que estão fora da sala de aula. Dispomos também do exame de audiometria e o eletroencefalograma”, informou a coordenadora.

Entenda a entidade

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais – AAPPE é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal. Foi fundada em 28 de fevereiro de 1987. Em 1993, a AAPPE redirecionou seu trabalho a partir da experiência pessoal de Iraê Cardoso, uma empreendedora social que, após a morte de seu irmão surdo, abraçou a causa dessa comunidade, percebendo a carência de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência auditiva e/ou surdez no Estado de Alagoas. Vindo a se tornar referência em surdez no Nordeste.

Em Penedo, a AAPPE fica localizada na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, nº 118, bairro Santa Luzia, em frente à Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Contato (82) 3551-2086.