Secretário de Infraestrutura e Obras, Valmir Lessa,
Recomeça oficialmente nesta terça-feira, 07 de março, a 2ª etapa da obra de “Requalificação do Largo de São Gonçalo”, em Penedo. Quando concluído os trabalhos, o Centro Histórico e Comercial da cidade ribeirinha vai se transformar em um grande shopping a céu aberto, assim como nos municípios modernos e desenvolvidos.
Para falar sobre a obra que divide opiniões, o que é natural devido a sua complexidade, o secretário de Infraestrutura e Obras, Valmir Lessa, que também responde interinamente pela secretaria de Serviços Públicos, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (www.penedofm.com.br) nesta segunda, 06.
De acordo com Valmir Lessa, essa segunda etapa da obra terá início nas proximidades da esquina da Casa Lotérica, na Avenida Floriano Peixoto, e se estenderá até o Largo de São Gonçalo.
“Está previsto para começar amanhã (terça, 07 de janeiro), a segunda etapa da requalificação do Largo de São Gonçalo. Nessa fase da obra não vai ter escavações como as feitas para a drenagem na etapa anterior. As escavações agora serão menos profundas para que a gente possa colocar de forma definitiva o esgotamento sanitário e a tubulação de água para evitar que no futuro, quando for feito o saneamento da parte baixa de Penedo, seja preciso escavar de novo, quebrando o que estamos fazendo agora”, declarou.
Essa fase da obra também consistirá em uma ação importante que é a retirada dos postes com o embutimento de toda a fiação. Conforme declarações do próprio secretário, esse serviço será feito em toda extensão da Avenida Floriano Peixoto e também na área compreendida entre o Supermercado Kibarato e a Praça 12 de Abril. “Apenas a região localizada nas imediações do Banco do Brasil não receberá esse serviço de retirada dos postes e embutimento da fiação. Esse pedaço será executado em uma outra oportunidade”, complementou.
O secretário declarou também que assim como na etapa anterior, será construído um calçadão de granito, que vai da esquina do “O Boticário” até a Igreja de São Gonçalo, com pista de rolamento e estacionamento. “Essa questão de estacionamento é um problema, mas nossa intenção é resolvê-lo o mais rápido possível. Estamos estudando e vendo a possibilidade de estacionamentos tanto ali nas imediações do Porto das Balsas, como também nos dois lados da Praça 12 de Abril, além de outras localidades. Esperamos com isso melhorar o tráfego na região comercial da cidade”, acrescentou Valmir Lessa, enfatizando que a previsão é de que essa etapa da obra seja concluída em no máximo dois meses.
Nesta terça-feira, 07, os setores ligados ao comércio de Penedo, bem como a comunidade em geral, deverão se reunir com o secretário Valmir Lessa, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Alagoas, Mario Aloísio, representantes da empresa responsável pela obra e outros integrantes do poder Executivo municipal para conhecerem o cronograma dessa parte da “Requalificação do Largo de São Gonçalo” e os serviços que serão executados nessa etapa. A reunião acontecerá a partir das 19 horas no prédio da Biblioteca, localizado na Avenida Floriano Peixoto.
Antes de encerrar sua participação no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, o secretário falou sobre retomada de outras obras. Valmir Lessa também aproveitou para mais uma vez explicar que nos locais onde os serviços precisaram ser refeitos não houve nenhum tipo de prejuízo, de ordem financeira, ao Município. “Não tivemos nenhum prejuízo, o pagamento é um só. O que acontece é que nós estamos fiscalizando, cobrando que o serviço seja de qualidade. Se notarmos que em algum lugar algo foi mal feito nós procuramos a empresa e simplesmente exigimos que refaçam o serviço. Os prejuízos ficam por conta da empreiteira e não do Município. A obrigação deles é fazer um serviço bem feito”, finalizou.
Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!
