×

Penedo

Áudio: Secretaria de Saúde prepara campanha de prevenção para carnaval

Os cuidados para o carnaval são sempre importantes e renovados em campanhas anuais realizadas por diversos órgãos do poder público. Para lembrar a importância do uso da camisinha durante a folia de momo deste ano em todo o país, o Ministério da Saúde escolheu como carro chefe da campanha de prevenção a música vou não, quero não, posso não, candidata a ser o hit do carnaval de 2011.

Em Penedo, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma super estrutura para dar suporte aos quatro dias de festa, lembrando através de mensagens educativas e distribuição de preservativos a necessidade de se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) / Aids, além de chamar a atenção dos foliões para os riscos pelo excesso de bebidas alcoólicas.

De acordo com a secretária de saúde, Geonice Peixoto, a partir desta segunda-feira, 28, todos os Postos de Saúde da Família do município estarão abastecidos com preservativos, sendo disponibilizados a qualquer morador da área abrangida pelo PSF.

“Na sexta-feira, dia 04, quando haverá a abertura oficial do carnaval de Penedo com a tradicional lavagem do beco, a secretaria de saúde estará distribuindo preservativos para os foliões e também os conscientizando da necessidade de cada um fazer sua parte para termos uma festa de paz e alegria para todos”, afirmou Geonice.

Em matéria de áudio produzida pelo repórter Edicley Almeida para o portal de notícias Aqui Acontece, o cantor baiano Tatau, ex-vocalista da banda Araketu, lembra que os cuidados com a alimentação é extremamente fundamental para alegria e resistência do folião durante os dias de festa, reforçando também a necessidade de não se empolgar com a folia e esquecer os riscos que isso pode trazer com a possibilidade de contrair uma doenças sexualmente transmissível/Aids. “No momento de euforia e de muita festa não podemos esquecer a camisinha”, disse Tatau.

As dicas da secretaria de saúde de Penedo também serão direcionadas a proteção com o corpo como por exemplo a aplicação de protetor solar para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele; ingerir bastante líquido para não desidratar o corpo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarreia entre outros.

Segundo a secretária de saúde é necessário também que os foliões possam hidratar bem o corpo, ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e fazer uma boa alimentação à base de massas para produzir energia; cereais para prevenir a prisão de ventre; saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas, que ajudam na digestão e repõem vitaminas.

“Antes de marcar o passo ao som do frevo é bom que os foliões possam fazer alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações mais graves”, concluiu Geonice.