Segundo Geonice Peixoto a UPA será uma U.E. melhorada
A secretária de saúde de Penedo, Geonice Peixoto, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para explicar as denúncias feitas na Tribuna da Câmara de Vereadores pelo edil Derivan Thomaz (PMDB), sobre o sucateamento das ambulâncias do município destinadas a atender os moradores da zona rural de Penedo.
Em sua denúncia, o vereador declarou que os pneus de algumas ambulâncias estavam apresentando problemas que poderiam até resultar em acidentes e outras estavam sem funcionar. Segundo o parlamentar, alguns ofícios já teriam sido encaminhados à Secretaria de Saúde de Penedo pedindo que fosse feito o conserto nas ambulâncias, mas, segundo ele, até está quinta-feira, 24, seu pedido não tinha sido atendido.
De acordo com a fisioterapeuta Geonice Peixoto, o ofício enviado pelo edil só foi recebido na última segunda-feira, 21 de maio, por isso o problema não tinha sido solucionado antes. “Assim que recebemos o ofício descrevendo o problema, determinamos que fosse feita uma cotação de preços. Após esse processo licitatório, compramos os pneus e solicitamos que eles fossem trocados ainda nesta quinta-feira, 24. As ambulâncias do Tabuleiro dos Negros e da Marituba do Peixe ontem mesmo receberam os pneus novos”, explicou a secretária.
Quanto a Ambulância pequena da Unidade de Emergência Antônio de Jesus, a secretária declarou que o veículo usado para o transporte seguro de enfermos está sendo utilizada de forma restrita porque apresenta alguns problemas mecânicos, cujo as peças para a solução do problema não estão sendo comercializadas em Penedo. O mesmo problema é apresentado pela ambulância do Povoado Ponta Mofina.
“A ambulância da Unidade de Emergência não está parada e sim rodando pouco por conta de alguns problemas. Já procuramos no comércio de Penedo algumas peças para consertar o veículo, mas não encontramos na cidade. Temos que comprar em outro local, mas precisamos passar por toda burocracia, por isso que ainda não resolvemos o problema”, complementou Geonice.
A lei 8.666 de 21 de junho de 1993, conhecida como lei de licitações e contratos, abre várias exceções para compras e contratações sem necessidade do processo licitatório. A legislação aumentou para R$ 8 mil o valor máximo das compras e contratos que podem ser feitos sem licitação, sendo exigível apenas a justificativa de preços porque, nesses casos, se houver comprovação de superfaturamento, o servidor encarregado pela compra responderá com seu patrimônio pelo prejuízo que o negócio tiver causado ao patrimônio público.
UPA
Ainda durante a entrevista, a secretária Geonice Peixoto falou mais uma vez sobre a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Penedo. De acordo com a fisioterapeuta, os funcionários da Unidade de Emergência Antônio de Jesus passarão por um treinamento para adequação de serviços, devido à normatização do Ministério da Saúde, como a preparação de avaliação das condições do paciente antes mesmo de sua entrada na unidade.
A funcionalização da UPA atenderá um padrão nacional. Com isso, a área da recepção passará a ser chamada de área de acolhimento, local onde será conhecido o problema do paciente e determinado o especialista que irá lhe atender. As vítimas de acidentes graves e que apresentem politraumatismo, ou seja, traumas em mais de um membro, ou ainda queimaduras graves, serão encaminhados para a área vermelha e terão prioridade no atendimento.
Já o atendimento para os casos da área amarela serão cronometrados, sendo os médicos obrigados a atender as vítimas de problemas como fraturas, crises de asma, sequelas de AVC, infecções graves, convulsões, vômitos constantes e febre alta, em no máximo 15 minutos. Quem precisar de uma consulta irá ser dirigido para a área verde, onde o tempo de espera não deve ultrapassar 30 minutos.
Em último caso, os pacientes encaminhados para a Área Azul à espera de uma consulta deverão aguardar por até três horas, dependendo da demanda. “É um local que terá um ambiente climatizado, com muitos outros aparelhos. A UPA será uma U.E. melhorada”, acrescentou a secretária.
