×

Penedo

Áudio: SAAE Penedo desmente informação sobre água contaminada

Água em Penedo não está contaminada, segundo o SAAE

O vereador Josué Marques da Silva, o Bili Marques (PMDB), declarou em plenário que a água distribuída pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Penedo está contaminada, informação amparada em conversa mantida com um professor da unidade Ufal da cidade ribeirinha, docente amigo do vereador, conforme consta na ata e no áudio da sessão ordinária.

Com base em laudos técnicos, Manoel Eustáquio Toledo, diretor-presidente do SAAE Penedo, desmentiu a declaração do parlamentar durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta quinta-feira, 10. A denúncia foi classificada como irresponsável por Manoel Toledo que disse ter enviado documento à Universidade Federal de Alagoas solicitando informações oficiais da instituição que oferece os cursos de Engenharia de Pesca e Turismo no município sobre a suposta análise da qualidade da água distribuída em Penedo.

Laudos do Lacen

Além de documento da Ufal, a direção do SAAE Penedo tratou de viabilizar análise de outro órgão, devidamente habilitado para o serviço. “Nós pedimos ao Lacen, laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde, para que fizesse a análise da nossa água e nós fizemos em doze pontos, inclusive dentro do campus da Ufal. Só fizemos confirmar o que nós temos certeza, a nossa água é própria para consumo humano. Nós temos aqui uma das melhores águas do país, isso não é dito por nós não, mas pelo Ministério da Saúde”, enfatizou Manoel Toledo.

Ainda segundo o entrevistado, o resultado das análises já foi enviado para a Câmara de Vereadores e também para a Ufal (os documentos estão disponíveis na página eletrônica www.saaepenedo.com.br). Manoel Toledo ressaltou ainda que a responsabilidade do SAAE sobre a qualidade da água não se estende ao armazenamento nas residências. A recomendação é que a caixa d’água dos imóveis deve ser limpa a cada seis meses, segundo o Ministério da Saúde. A falta de cuidado nesse aspecto pode prejudicar o tratamento que a água recebe antes de ser distribuída aos consumidores.

Manoel Toledo falou ainda sobre a necessidade de substituir toda a tubulação de ferro e amianto que ainda existe em Penedo, cerca de dez quilômetros de rede que apresenta problemas por conta dos estragos causados pelo tempo de uso nesses materiais. A troca por rede de PVC é cara e já deveria ter sido providenciada, segundo avaliação do presidente da autarquia municipal.

Por que guardar dinheiro do SAAE?

“Será que quem passou administrando o SAAE não sabia disso, por que guardar dinheiro e não fazer o serviço?”, questionou, descartando a possibilidade de uso de recursos do SAAE para outros fins, que não sejam direcionados para investimentos no próprio órgão. Os ex-prefeitos Alexandre Toledo e Március Beltrão recorreram aos cofres do SAAE para pagar folha de pagamento do funcionalismo municipal, o que não deve voltar a acontecer na gestão de Manoel Toledo, conforme afirmou.

“Dinheiro do SAAE vocês não pegam porque eu gasto todo na distribuição de água da cidade. O SAAE não é instituição financeira para guardar dinheiro”, declarou Manoel Toledo sobre o recado que passou ao ex-prefeito Alexandre Toledo, que iniciou a atual gestão passada ao vice-prefeito Israel Saldanha. O presidente do SAAE destacou ainda os serviços realizados com recursos da própria autarquia municipal.

Outro tema citado na entrevista trata do suposto desleixo de servidores da autarquia recentemente nomeados após aprovação em concursos público. Funcionário do SAAE responsável pelo fornecimento de água para o povoado Itaporanga desliga o sistema na sexta-feira e só reativa o tratamento do líquido na segunda-feira, conforme afirmação do presidente Manoel Toledo sobre situação já conversada com o funcionário que cumpre estágio probatório.

“O nosso plantão esteve lá, ele (o funcionário) está deixando faltar cloro, a mangueira seca, a bomba está puxando sem o cloro e isso quebra a tubulação toda”, acrescentou Toledo sobre o problema que pode levar à demissão do servidor e que, segundo denúncia de consumidores, também estaria ocorrendo nas comunidades Ilha das Canas e Sítio Nazário.