Principal articulador para que Penedo pudesse ser agraciado com os recursos na ordem de R$ 3.6 milhões de reais para a reforma e ampliação do Aeroporto Freitas Melro, o engenheiro Ronaldo Lopes, ex-Diretor-Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, foi o entrevistado desta quarta-feira (10) do programa Lance Livre na Rádio Penedo FM. A pauta principal da entrevista foi a perda dos recursos do Convênio PROFA-A Nº 008/2008, firmado com o Governo do Estado de Alagoas, e assinado pelo Governador Teotônio Vilela, pela Presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira e pelo então Diretor do DER.
Ronaldo Lopes iniciou a entrevista falando dos 20 anos da Rádio Penedo FM, afirmando o compromisso do órgão de comunicação com o desenvolvimento da região do Baixo São Francisco e, mencionando o fato da empresa ser uma das mais modernas do Estado de Alagoas. Ronaldo relatou todos os investimentos feitos recentemente, onde objetivou garantir a qualidade dos serviços prestados pela rádio, reafirmando o slogan usado durante as promoções de aniversário que foi: “20 anos com os mesmos valores”.
Discorrendo sobre sua passagem pelo DER, Ronaldo Lopes, explicou que em fevereiro de 2007, quando assumiu o órgão, buscou recursos junto ao Governo Federal para que houvesse investimentos em Alagoas para que ações do DER pudessem ser viabilizadas. “O nosso primeiro ano foi praticamente voltado a elaboração de projetos para que uma vez selecionados, dessem condições de trabalharmos as obras no estado visando o desenvolvimento de Alagoas”, afirmou Ronaldo Lopes.
Recursos garantidos quando da passagem de Ronaldo Lopes pelo DER estão sendo aplicados atualmente na construção da ponte do Rio Perucaba que liga o município de Penedo a Pindorama em Coruripe, onde estão sendo investidos um montante de R$ 1.2 milhão de reais. A rodovia que liga as cidades também será asfaltada com recursos que já foram assegurados através de emenda de bancada.
Perguntado sobre a perda dos recursos para a reforma e ampliação do Aeroporto de Penedo, Ronaldo informou que desde o início da assinatura do convênio, com a ANAC, a Prefeitura de Penedo deveria fazer um acordo com as pessoas que ocupam lotes nas terras do aeroporto para promover a desocupação de toda a extensão da área da União, que através de convênio, repassou para a Prefeitura do município a administração do Aeroporto. De acordo com o engenheiro Ronaldo Lopes os serviços de ampliação da pista de pouso e decolagem, que passaria a ter 1,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura seriam fundamentais.
Os investimentos também seriam aplicados na recuperação e ampliação da pista, do taxiamento e estacionamento de aeronaves e na construção da cerca de proteção em torno do aeroporto, com balizamento noturno, o que seria essencial para a operacionalização de aeronaves durante a noite.
Lamentando a perda dos recursos, o ex-Diretor-Presidente do DER, afirmou que esse era o momento de Penedo dar um salto no fomento da economia regional e promover de forma intensa o turismo em toda a extensão da AL 101 Sul, uma vez que será instalado em Coruripe o estaleiro EISA. “Está faltando compromisso com a cidade de Penedo”, concluiu Ronaldo.