×

Penedo

Ronaldo Lopes fala da importância de Penedo ter um Centro de Convenções

Vice-prefeito foi entrevistado nesta sexta-feira, 20, pela radialista Martha Martyres

O vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 20, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar da importância de dotar a cidade de um Centro de Convenções e para explicar aos ouvintes da emissora todo o trabalho da administração municipal para conseguir que mais esse projeto fosse aprovado.

Em sua primeira fala, Ronaldo Lopes, que tem sido figura importante tanto na fase da elaboração dos projetos das obras estruturantes, quanto na busca de recursos e também durante a execução dos trabalhos, fez uma viagem no tempo para que os ouvintes da emissora que é líder em audiência na região pudessem entender os benefícios que serão conquistados com a transformação do Cine São Francisco em Centro de Convenções.

“O Hotel São Francisco e principalmente o Cinema que fica em anexo é um marco da arquitetura da década de 50, época em que houve uma revolução na arquitetura moderna. Então, ciente disso, o arquiteto Mário Aloisio, do Iphan, que é penedense e tem uma forte ligação com a cidade, teve a ideia de aproveitar o espaço ainda no ano de 2009. Quando nós assumimos a prefeitura de Penedo, eu e o prefeito Március amadurecemos essa ideia e iniciamos o diálogo com os responsáveis pelo espaço”, explicou Lopes.

Após as primeiras conversas com os proprietários do Cine São Francisco, que é administrado pela Companhia de Melhoramentos de Penedo, Ronaldo Lopes contou que teve início outra importante fase. “Nós tentamos enquadrar o Cinema nos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC), mas não conseguimos. A partir de então, passamos a tentar conseguir a viabilização da obra por outro viés. Foi quanto aproveitamos a vinda a Penedo do então Ministro do Turismo, Vinicius Lages, e do senador Renan Calheiros e apresentamos a ideia. Eles abraçaram a causa”, declarou.

“Pouco tempo depois dessa reunião que aconteceu aqui em Penedo eu fui chamado a Brasília e participei da colocação no orçamento do Ministério do Turismo dos R$ 5 milhões para a reforma total do Cine São Francisco. É uma alegria muito grande participar desse momento. Vivemos uma nova era, onde o povo de Penedo pensa grande e nós estamos acompanhando esse entendimento. Temos certeza que essa obra no Cine São Francisco é marcante e terá uma influência enorme no futuro de Penedo, pois incentivará a criação de mais hotéis, pousadas, além de fomentar o turismo e a economia local”, acrescentou.

Arquivo pessoal

Após as obras, o Cine São Francisco será administrado pela prefeitura de Penedo. Na última quarta-feira, 18, o prefeito Március Beltrão e a Companhia de Melhoramentos de Penedo assinaram o contrato de comodato que valerá por 20 anos. A próxima fase agora será a publicação do edital de licitação para que a antiga sala de exibição possa começar a ser recuperada para se tornar a sala principal do Centro de Convenções da cidade ribeirinha.

Com essa obra, fica viabilizado o planejamento do projeto de utilizar além dos auditórios do antigo Cine São Francisco, os auditórios da biblioteca, Theatro Sete de Setembro (em reforma) e o prédio do antigo Fórum e da Associação Comercial, que serão reformados pelo PAC 3.

“Eu tenho uma satisfação enorme de participar de tudo isso e ter dado minha parcela de contribuição porque em 1959 quando foi inaugurado o Cine São Francisco meu pai, Hélio Lopes, era o prefeito de Penedo. Foi ele quem inaugurou o Cinema ao lado de pessoas que realmente acreditavam nessa cidade como Zeca Peixoto, Roberto Peixoto e Dr. Mário Gonçalves, por exemplo. Um Cinema daquele porte era motivo de orgulho para nós penedenses e voltaremos a nos orgulhar pois teremos o melhor Centro de Convenções do interior do estado”, finalizou, lembrando que o governador de Alagoas, Renan Filho, apoia o projeto e tem contribuido diretamente para sua viabilização.