×

Penedo

Áudio: Ronaldo Lopes destaca função social da Rádio Penedo FM

Empresário Ronaldo Lopes ressaltou a função social da Penedo FM

O empresário Ronaldo Lopes concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz ) na manhã desta quarta-feira, 29. No estúdio da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco – investimento criado há 20 anos por seu pai, o médico e político Hélio Lopes, ex-prefeito de Penedo e deputado estadual por três mandatos -, Ronaldo destacou a função social da Penedo FM e da consolidação do portal de notícias aquiacontece.com.br entre os cinco sites mais visitados de Alagoas, além de comentar assuntos relacionados a Penedo.

Sobre as duas décadas de existência da Penedo FM, Ronaldo Lopes falou da sensação do dever cumprido pela emissora que leva informação, prestação de serviço e entretenimento aos milhares de rádioouvintes espalhados entre os estados de Alagoas e de Sergipe, audiência ampliada pelo áudio disponível na internet (www.penedofm.com.br). A manutenção dos mesmos valores expressa em seu slogan, fundamentados em princípios éticos, e “sempre na defesa dos mais carentes”, demonstra a preocupação que orienta a gestão da emissora desde a inauguração da Penedo FM, a primeira em freqüência modulada no município pioneiro no interior de Alagoas na radiofonia.

“Penedo pode se orgulhar em ter uma emissora do nível das melhores do Estado”

Ronaldo Lopes aproveitou a ocasião para agradecer a fidelidade dos ouvintes e anunciantes, ressaltando a qualidade técnica da empresa e de sua equipe.”Penedo pode se orgulhar em ter uma emissora do nível das melhores do Estado”, afirmou, destacando o trabalho desenvolvido nos bastidores para alcançar o patamar almejado. Nessa linha, ele elogiou o mais novo programa da rádio, “Poderosa no Ar”, a cargo de Gilvan Gomes dos Santos, identidade nem tão secreta do personagem que esbanja bom humor nas manhãs de sábado. O sucesso é tamanho que todas as cotas de propaganda do horário estão fechadas, com lista de espera de novos anunciantes, segundo o empresário que administra a Organização Hélio Lopes.

Para 2011, os planos em análise para a rádio serão anunciados no tempo devido, mas Ronaldo Lopes adiantou que a emissora voltará a promover eventos de massa, festas com trio que deixaram de ser realizadas por conta de casos de violência. Já em relação ao mais novo veículo de comunicação de Penedo e da região do Baixo São Francisco, o site aquiacontece.com.br, ele ressaltou a assiduidade dos penedenses que não residem mais no município e que passaram a acompanhar o noticiário sobre a cidade e região, foco da cobertura do portal.

Aquiacontece é o quinto site mais visitado de Alagoas

“Em apenas um ano e meio de existência, ele já é o quinto mais acessado de Alagoas”, frisou sobre a posição que o site alcançou por conta da produção responsável e apurada de notícias locais, sem deixar de lado a cobertura estadual e nacional. O foco jornalístico sobre Penedo e região do Baixo São Francisco, inclusive de fatos ocorridos em Sergipe, colocam o aquiacontece como o mais visitado entre todos os concorrentes sediados fora da capital alagoana do interior e atrás apenas de quatro páginas eletrônicas baseadas em Maceió, entre elas duas que pertencem a grandes empresas de comunicação.

A aceitação e a fidelidade do internauta do portal na web da Organização Hélio Lopes é verificada por sistema independente da administração do site (o Google Analytics, referência aceita no ramo). Pelo indicador, a média de visitas ao aquiacontece.com.br é de seis mil por dia, com considerável tempo de permanência na página e abertura de páginas/editorias/notícias diversas, o que demonstra o interesse em procurar por matérias disponíveis no site.

Falta de manutenção na orla de Penedo

Questionado por Martha Martyres sobre a reurbanização da orla de Penedo, Ronaldo Lopes disse que a falta de manutenção é um dos problemas verificados no projeto realizado em etapas e que ainda não foi concluído com os serviços previstos para alcançar até a delegacia da cidade. “O aspecto de abandono”, citado por ‘dona’ Marina, ouvinte assídua da Penedo FM, é resultado da falta de manutenção e agora pela descaracterização do projeto original, como avaliou o entrevistado, citando a substituição do parque infantil – que estava deteriorado justamente por falta de manutenção – por uma construção “pesada, totalmente fora dos padrões da obra”, conforme sua análise sobre os quiosques erguidos no local onde havia a área de lazer.

Buraco do prefeito

Os doze anos passados para sanar o chamado “buraco do prefeito”, dano no calçamento localizado ao lado da Praça São Judas Tadeu solucionado quando Ronaldo Lopes esteve à frente da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, parecem não ter sido suficientes para evitar que o problema não voltasse a ocorrer. Não é de hoje que se registra o surgimento de estragos semelhantes no mesmo local.

“O mais importante é que a água possa correr para a boca de lobo e descer por onde a água deve descer. A água está acumulando, infiltrando e parece que ninguém vê o que está acontecendo”, disse sobre outro serviço de responsabilidade da administração pública que torna a aparecer por falta de manutenção. O caso levou ao ponto assunto saneamento básico, outro ponto crítico da cidade.

“Não podemos pensar em seu um pólo de turismo com esgoto correndo a céu aberto”, disse Ronaldo Lopes, frisando que há recursos para sanear as cidades ribeirinhas. “O problema está sendo de gestão. Antes de fazer o calçamento, é necessário fazer o saneamento”, acrescentou sobre o aumento da dificuldade para realizar obras de saneamento com ruas que recebem pavimentação, sem construção da necessária rede de esgoto.

Fórum no aterro da Lagoa do Oiteiro

A instalação da nova sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) no aterro da Lagoa do Oiteiro também foi abordada durante a entrevista. Por conta do risco de inundação na área, principalmente durante o período de chuvas porque toda a água que escoa da parte alta da cidade deságua justamente no entorno da lagoa, o obra é inadequada ao local. Além de não atender ao fim planejado – a ampliação da área da maior feira livre de Penedo -, o aterro ainda será o novo endereço para a agência do INSS e do Espaço Mais Cultura, investimento que estaria assegurado para ser realizado a partir de 2011.

Outra intervenção questionada pelo empresário, que é formado em Engenharia Civil, trata da mudança no trânsito nas imediações da rampa de acesso ao porto das balsas, projeto que teria sido feito por pessoas que desconhecem as características do tráfego de veículos no local e sem discussão prévia com a comunidade.

Uma cidade praticamente no caos

A renúncia do ex-prefeito Alexandre Toledo também foi comentada por Ronaldo Lopes, saída que deixou a cidade “praticamente num caos”, segundo o empresário. “A cidade ficou com um débito altíssimo, teve que fazer corte de médico, cortou sobreaviso, a população passou a ficar sem médico nos finais de semana. Penedo vem pagando um preço muito alto, principalmente nessa última escolha de prefeito”, afirmou. Ainda de acordo com Lopes, a saída de Toledo da prefeitura não se deu pelo alegado projeto político anunciado, mas foi motivada pela crise financeira que abalou a gestão tucana, “batata quente” que caiu nas mãos de Israel Saldanha.

“Penedo tem andado para trás nos últimos anos”, lamentou Ronaldo Lopes, ressaltando que nem tudo está ruim na cidade. Os bons exemplos são a recuperação de prédios históricos, investimentos feitos com apoio do Iphan, a pavimentação da estrada entre Penedo e Coruripe, viabilizada durante a gestão de Ronaldo Lopes no DER/AL, obra que certamente vai incrementar a economia da região, projeto que contempla a construção da ponte sobre o rio Perucaba, situada no povoado Manimbu, zona rural de Penedo, estrutura que trará de volta o tráfego entre a cidade ribeirinha e a Cooperativa Pindorama.

City-gate e distrito industrial

O funcionamento do ponto de entrega de gás – o city-gate – também foi saudado como uma boa nova para Penedo, investimentos para ser aproveitado depende ainda da construção de um distrito industrial no município. Um dos principais articuladores para a instalação do city-gate na cidade, Ronaldo Lopes disse que já foi procurado por um empresário disposto a construir em Penedo uma usina termoelétrica, investidor que o procurou para encontrar um local em condições de receber a obra.

Como Penedo dispõe de água com fartura, energia elétrica de qualidade e oferece localização geográfica privilegiada, entre eles a instalação de uma termoelétrica, é preciso que se invista na infraestrutura de distrito industrial para atrair indústrias, o que vai gerar emprego e receita para o município que terá, em breve, oferta de gás natural canalizado, diferencial para outras cidades de Alagoas que já aproveitam o aquecimento no setor, mesmo sem dispor dessas vantagens.