×

Penedo

Áudio: Quebra na rede de amianto causa falta de água em Penedo

Empresa faz levantamento da rede antiga de abastecimento do SAAE para troca por material adequado

O rompimento em um dos tubos de amianto que ainda fazem parte da rede de distribuição de água em Penedo causou desabastecimento em determinadas partes da cidade. O dano ocorrido no Largo de Fátima já foi reparado, conforme informou o diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, Manoel Eustáquio Toledo, durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

“O trabalho que começou ontem (quarta-feira, 17) às 9 horas da manhã terminou às duas horas da madrugada, mas graças a Deus às seis horas da manhã de hoje nós já ‘tocamos’ água”, informou Manoel Toledo sobre a normalização do abastecimento ao repórter Luiz Carlos Oliveira.

Troca da rede

Sobre a possibilidade de troca de toda a rede antiga, o diretor presidente do SAAE declarou que a empresa responsável pelo levantamento de toda a tubulação e ferro deve concluir o estudo até dezembro. Ele estima que praticamente a metade da rede que faz o abastecimento de água na cidade de Penedo, cerca de dez mil metros, é de ferro ou amianto, material que, em sua maioria, está sob o pavimento das Avenidas Engenheiro Joaquim Gonçalves e Wanderley e Rua João Ramalho.

Concluído o serviço, o SAAE tentará obter financiamento para repor com material adequado. “Nós não tempos problema de bombeamento, o nosso problema é só tubulação, o amianto não fecha, mas o ferro fecha com o tempo”, ressaltou Manoel Toledo, citando a troca de trecho que estava prejudicando a população porque as quatro polegadas de diâmetro da tubulação de ferro estava com menos de uma polegada por causa da desgaste do material.

A substituição de outro trecho da rede será realizada pelo SAAE nos próximos 60 dias, assim que o tempo se estabilizar, da agência da Caixa Econômica Federal até o final da Rua São Miguel onde há diminuição da pressurização da água por conta da redução do diâmetro do tubo.