×

Penedo

Áudio: Requalificação do Largo de São Gonçalo, em Penedo, entra em nova fase

Demolição dos imóveis tiveram início na manhã desta quinta-feira, 29

A obra de requalificação do Largo de São Gonçalo, que dará uma nova cara ao Centro Histórico de Penedo, entrou em nova fase. Com a colocação do piso de granito na Travessa Batista Acioly e a demolição de imóveis localizados no beco que liga a Rua Joaquim Nabuco à Avenida Duque de Caxias, as pessoas já começam a entender como ficará essa parte da cidade.

Nesta quinta-feira, 29, apenas as casas e um muro da primeira parte do antigo Beco foi demolida. A segunda etapa está em fase de negociação e assim que os respectivos proprietários dos imóveis localizados no outro quarteirão forem indenizados, com recursos próprios da prefeitura, será dado seguimento aos trabalhos que visam o alargamento da via.

De acordo com o vice-prefeito e coordenador do PAC das Cidades Históricas, Ronaldo Lopes, a demolição desses imóveis é importante porque vai ajudar o trânsito a fluir mais dinamicamente e facilitar o acesso ao Centro Histórico já que com o alargamento da via será possível a construção de calçadas para que os pedestres possam caminhar com mais segurança.

“O acesso aquela rua era complicado porque o Beco era muito estreito, apertado, sem nenhuma condição de mobilidade. Agora, com a demolição das casas, pedestres e motoristas não precisarão mais disputar espaço, pois cada um terá seu lugar para se locomover com mais tranquilidade”, explicou Lopes ao ser indagado pela redação do portal de notícias aquiacontece.com.br sobre essa parte da obra.

O prefeito Március Beltrão, ao lado de seu vice e do secretário de infraestrutura do município, engenheiro Valmir Lessa, acompanhou a demolição das casas. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal foi entrevistado pelo Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e também falou sobre o andamento da obra, entre outros assuntos.

Cone Freire - aquiacontece.com.brSegundo o gestor, a prefeitura tem investido altas quantias na desapropriação desses imóveis por entender que esse projeto mudará a cara do Centro da cidade e vai fazer com que o município tenha um acréscimo no número de visitação de turistas, gerando emprego e renda ao povo ribeirinho.

“A avenida Floriano Peixoto será mão única e nosso objetivo é de dar um conforto maior na mobilidade urbana, um dos grandes problemas da atualidade. Estamos fazendo essas obras, mas preservando o charme de Penedo. Por isso, tudo foi programado detalhadamente e com carinho para que nossa cidade cresça, mas, sem esquecer suas origens, sua história”, salientou o prefeito.

A parte que visivelmente mais causou transtornos no Centro de Penedo está em fase de conclusão. Segundo Ronaldo Lopes, a drenagem, que exige escavações profundas, está na última fase. Com a colocação dos tubos perto do prédio da Associação Comercial restará apenas fazer drenagem nessa rua onde as casas estão sendo demolidas, encerrando assim essa etapa da obra que nas palavras do prefeito Március Beltrão, transformará o comércio de Penedo em um shopping a céu aberto.