×

Política

Áudio: Renan Calheiros elogia bancada alagoana e ministra do MMA

O senador Renan Calheiros (PMDB) elogiou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e os políticos alagoanos que atuam no Congresso Nacional. A declaração concedida na manhã desta quarta-feira, 21, ao programa Lance Livre (Rádio Penedo FM) ganhou tom de agradecimento por conta dos avanços relacionados ao estaleiro Eisa, investimento que deve ser construído no Pontal do Coruripe.

Por telefone, a diretora de jornalismo Martha Martyres entrevistou Renan Calheiros. “Quando está em jogo o interesse por Alagoas, ela evidentemente sabe trabalhar”, disse o senador sobre a atuação da bancada formada por senadores e deputados federais. Gentil e simpática, como frisou o líder peemedebista, a ministra Izabella Teixeira teve participação fundamental no encontro realizado ontem (terça-feira, 20) em Brasília.

LICENÇA PRÉVIA
Segundo Renan Calheiros, a licença ambiental prévia para instalação do estaleiro está assegurada para que a empresa (Eisa) possa se habilitar junto à Petrobrás a fim de apresentar o projeto que ocupará área equivalente a 90 hectares. O avanço derruba parecer emitido pelo Ibama sobre o investimento, na verdade, documento com considerações pessoais de técnicos do órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, conforme teria declarado a própria ministra durante o encontro que contou ainda com a participação do prefeito de Coruripe, Marx Beltrão.

O senador classificou o polêmico parecer como “absurdo, nocivo e um entrave ao desenvolvimento de Alagoas”. Caso fosse mantido, o estado perderia em competitividade com os vizinhos nordestinos, principalmente Pernambuco e Bahia, unidades que inclusive já dispõem de estaleiros. O anúncio da licença prévia foi seguido do compromisso da ministra em acompanhar o processo pessoalmente, conforme afirmou Calheiros.

DUPLICAÇÃO DA BR 101
Questionado sobre a duplicação da BR 101, o entrevistado informou que a obra também entrou na pauta da reunião entre a bancada alagoana e a ministra de Meio Ambiente. São 247 quilômetros da rodovia federal que serão recuperados em Alagoas, obra orçada em 1 bilhão e 30 milhões de Reais. De acordo com o senador, a licitação já foi concluída e os recursos para as empresas vencedoras já estão garantidos, serviço que será dividido em seis canteiros de obras.

PEC DOS POLICIAIS
Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares, Renan Calheiros disse que encaminhou a matéria há mais de dois anos. “Não tem nada a ver com período eleitoral”, afirmou, acrescentando que defende a criação de vínculo de receita federal para a segurança pública nos estados, como já acontece com as áreas de saúde e educação, por exemplo.

PONTE PENEDO-NEÓPOLIS
Sempre atenta aos assuntos relacionados com Penedo e região do Baixo São Francisco, Martha Martyres não deixou passou a oportunidade e perguntou ao senador sobre a ponte Penedo-Neópolis. Para que a obra venha a ser realizada, Renan Calheiros afirmou ser fundamental a apresentação de projeto pelo governo estadual, que deve tratá-lo como prioridade. O momento atual deveria inclusive ser aproveitado porque o presidente Lula lançou o segundo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nos próximos 30 dias, obras serão incluídas no programa do governo federal.

BRASÍLIA E ELEIÇÕES
Apesar de reconhecer o que chamou de “momento político difícil”, o senador alagoano destacou a importância de Brasília, principalmente para o processo de interiorização do Brasil. A capital federal completa 50 anos, aniversário marcado pela renúncia do governador José Roberto Arruda, expulso do Partido Democrata (DEM) ao ser apontado como líder de esquema de corrupção, acusação que também o levou à prisão.

Quanto às próximas eleições, Calheiros declarou que não há novidades em relação aos acordos entre partidos e lideranças, mas se mostrou confiante na formação de uma “frente popular” que repita em Alagoas a base de sustentação do governo Lula. O senador desembarca amanhã em Alagoas para divulgar a liberação da licença prévia para o estaleiro e ainda articular alianças em torno do pré-candidato ao governo estadual, Ronaldo Lessa, nome que está sendo trabalhado pela oposição para enfrentar o governador Teotônio Vilela nas próximas eleições.