×

Penedo

Áudio: Reforma da Catedral Diocesana de Penedo deve terminar em outubro

Restauração da Igreja já dura aproximadamente seis anos

Desde o mês de outubro do ano de 2006 com as portas fechadas, a Catedral Diocesana de Penedo está prestes a reabrir para atender a comunicada católica do município ribeirinho, localizado a 160 km da capital Maceió. Há quase seis anos a igreja teve que ser interditada por determinação do Corpo de Bombeiros que após realizar uma criteriosa avaliação no prédio construído no século XVII, constatou que peças da fachada apresentavam risco de desabamento.

Durante todos esses anos uma série de ações como feiras e quermesses promovidas pelas paróquias penedenses e a campanha “Diga Sim à Catedral”, realizada pela comunidade em parceria com a antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), foram algumas das atividades desenvolvidas pela Diocese de Penedo com o objetivo de arrecadar recursos para que o serviço na Igreja Matriz fosse concluído. Alguns parlamentares alagoanos, tanto da esfera estadual quanto da federal, também participaram da mobilização direcionando emendas para a obra.

Após as obras terem sido iniciadas, a comunidade penedense foi mais uma vez pega de surpresa quando por ordem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) as obras de recuperação do templo tiveram que ser paralisadas. O órgão alegou que tomou tal decisão porque descobriu que estava sendo usado peças do assoalho para montagem da estrutura do andaime, o que não é permitido pela superintendência estadual que considerou o fato como sendo uma ação danosa ao patrimônio material integrado.

Algum tempo depois de ser embargada e a empresa responsável pela obra ter cumprido os requisitos previstos no projeto de restauração da Igreja, a segunda etapa da reforma, orçada em R$ 618.822,25, reiniciou e começou a tomar um ritmo mais acelerado.

O Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, conversou na manhã desta sexta-feira, 23 de março, com o repórter Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), e declarou que acredita que a obra será concluída no mês de outubro, ocasião em que Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Penedo, é festejada no município.

Ainda de acordo com o Bispo, falta apenas a instalação elétrica, recuperação do fôrro do templo do Santíssimo Sacramento, pintura da fachada e limpeza das imagens e molduras ao redor da nave central e das janelas da Catedral. “Houve um atraso na obra porque a empresa que venceu a licitação pintou a nave central da Igreja com uma cor muito forte. Como ainda tinha na conta dinheiro da campanha ‘Diga Sim à Catedral’ nós solicitamos que a nave fosse repintada com uma cor mais suave”, finalizou Dom Valério.