Eleitores tem até o dia 09 de maio para procurar o Cartório Eleitoral
O recadastramento biométrico dos eleitores da 13ª zona eleitoral deve recomeçar nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. As pessoas que por algum motivo deixaram de fazer o recadastramento terão agora uma nova oportunidade, que abrange ainda os eleitores que desejam mudar o domicílio eleitoral e aqueles que pretendem tirar o título pela primeira vez, conforme determinação do Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL).
De acordo com o Chefe do Cartório, Thiago Costa Regis, que concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o recadastramento biométrico dos eleitores de Penedo será realizado, impreterivelmente, até o dia 9 de maio, de segunda a sexta-feira das 7h30min até as 14h30min, sem parada para o almoço.
Ainda segundo Thiago, a estatística emitida trinta dias antes do inicio da primeira fase do recadastramento biométrico, mostrou que 39.100 eleitores estavam inscritos na 13ª zona eleitoral, que compreende a cidade de Penedo e seus respectivos povoados. Com o recadastramento, 33.544 eleitores se regularizaram perante a Justiça Eleitoral.
“De cinco de julho até 16 de dezembro do ano passado foram feitos 30.195 recadastramentos eleitorais, 1.855 transferências de domicilio eleitoral, 1.494 alistamentos eleitorais, com isso o total de 33.544 eleitores foram submetidos aos serviços oferecidos no Cartório de Penedo” declarou o Chefe do Cartório Eleitoral da cidade.
Na primeira fase do recadastramento eleitoral, 33 estagiários que cursavam Direito na Faculdade Raimundo Marinho de Penedo auxiliaram no desenvolvimento das atividades. Conforme declarou Thiago Costa Regis, ainda durante a entrevista, um requerimento no sentido da recontratação de alguns desses estagiários já foi enviado para a Prefeitura de Penedo para que mais uma vez eles possam auxiliar no processo de recadastramento biométrico.
Vale lembrar que os eleitores que não se recadastraram na primeira fase do processo não pagarão multa. O mesmo não ocorrerá com quem não se recadastrar ou deixar de cumprir alguma exigência da Justiça Eleitoral, que além da multa, terá ainda o título eleitoral cancelado e isso implica em sérios prejuízos como o impedimento de nomeação a cargo público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino, obtenção de passaporte ou carteira de identidade. Os faltosos também terão benefícios como o Bolsa Família suspensos, dentre outras punições previstas pelo Código Eleitoral Brasileiro.
Os eleitores que desejam se recadastrar precisam procurar o Cartório Eleitoral munidos do título de eleitor, documento oficial de identificação e comprovante de residência atual. Os eleitores que não votaram e não justificaram nas últimas eleições deverão apresentar ainda o comprovante de quitação de multa eleitoral. Já os agricultores e pescadores, além desses documentos mencionados, deverão apresentar ainda, no ato do cadastramento, um documento de comprovação da profissão.
