×

Política

Áudio: Rádio Penedo FM entrevista Ronaldo Lessa

Candidato ao governo de Alagoas concedeu entrevista à Rádio Penedo FM

Mantendo a proposta de abrir espaço em sua programação jornalística para candidatos ao Senado e ao comando do governo estadual, a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) ouviu nesta quinta-feira, 30, o candidato ao governo pela coligação Frente Popular por Alagoas Ronaldo Lessa. Por telefone, o ex-governador falou de sua intenção em retornar ao cargo que ocupou de 1996 a 2003.

Ronaldo Lessa começou avaliando que a atual campanha eleitoral foi uma “provação”, classificada como uma das mais difíceis que já participou desde 1982. Do alto de sua experiência política – Lessa já foi vereador e prefeito por Maceió, deputado estadual e governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos -, o candidato ressaltou que o estado a disputa entre ele e os demais nomes.

Além da disputa parelha, Ronaldo Lessa justificou sua análise com base na interferência do Poder Judiciário no processo eleitoral. “Tem sido muito grande, às vezes acho que até por ausência de normatização do Poder Legislativo, mas o fato que nós estamos há poucos dias das eleições e ainda há coisas a serem julgadas”, declarou, criticando o atraso nas decisões. Prisões ocorridas por supostos crimes eleitorais também foram citadas, aspectos que tornam a eleição diferente das anteriores.

Dilma presidente

Destacando a oportunidade de mudança proporcionada pela eleição, Lessa falou sobre a possibilidade de o Brasil eleger uma mulher para a presidência da República. Citando pesquisa CNI/Ibope, que aponta Dilma em primeiro lugar, com intenção de voto suficiente para ganhar o pleito ainda no primeiro turno. “Eu acredito que nessa pesquisa”, frisou sobre a vitória já consolidada para a candidata do PT, segundo Lessa, inclusive em Alagoas.

A eventual vitória de uma mulher para o Palácio do Planalto é vista como um “salto de qualidade” para o País, segundo Lessa, que lembrou ter sido o primeiro governador do Brasil a instituir a Secretaria da Mulher no quadro administrativo estadual, modelo copiado por outras unidades da Federação e prefeituras.

Avanços na Educação

Perguntado sobre os problemas mais graves de Alagoas, Ronaldo Lessa disse que auando assumiu seu primeiro mandato, haviam 150 mil vagas para estudantes na rede estadual de ensino, número que ganhou mais 184 mil vagas durante seus dois mandatos. Além da ampliação, o então governador construiu 23 escolas e recuperou centenas de outras unidades de ensino, afirmou o candidato.

“Em oito anos, eu abri mais vagas do que em toda a história republicana em Alagoas. Eu não fiz milagre, mas eu priorizei porque a educação é base para tudo. Não há independência, não há liberdade, não há crescimento econômico, a gente só avança se for através da Educação”, destacou Ronaldo Lessa, acrescentando que houve retrocesso no setor.

Citando o último relatório do Ministério da Educação, Lessa disse que o governo atual reduziu 40 mil vagas na rede estadual de ensino. Além da queda considerável, Lessa afirmou que o governo federal disponibilizou recursos para a construção de 29 novas unidades de ensino do 2º grau em Alagoas, investimentos que não foram realizados. “Não há mágica, tem que ter muito trabalho, muita dedicação e sintonia com o projeto de evolução do país”, afirmou Lessa, enaltecendo a necessidade de valorização do servidor público para conquistar os avanços pretendidos.