Secretário de Saúde de Penedo esclareceu dúvidas de população penedense
Para falar sobre assuntos ligados a saúde pública, o secretário da pasta, Pedro Madeiro, foi entrevistado nesta quarta-feira (20) pela radialista Martha Martyres, âncora do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
O primeiro assunto a ser esclarecido sobre Madeiro foi a questão referente a atendimentos médicos nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município ribeirinho. Atualmente a cidade conta com 20 postos de saúde.
“Hoje nós temos médicos atendendo nos 20 PSF’s de Penedo. Nossos profissionais cubanos também estão diariamente dando apoio a esses profissionais. Só no posto José Edileno nós estamos com dois médicos atendendo todos os dias. É importante ouvir a população, mas eles também têm que entender que estamos em sistema de mudanças, que é a implantação da Saúde da Família.” disse o Secretário.
Iniciando o bate papo, aberto a participação dos ouvintes via pergunta por telefone, o secretário respondeu as dúvidas e questionamentos da população ribeirinha.
Questionado sobre a falta de atendimento odontológico em um bairro da cidade, Madeiro explicou que os equipamentos já estão passando por manutenção para que logo mais os serviços possam voltar à normalidade.
Sobre os agentes comunitários de saúde, Pedro Madeiro, que está há apenas 3 meses à frente da Secretaria de Saúde, relatou que existe uma necessidade de se fazer um remapeamento na cidade para melhor distribuição de serviços dos agentes.
“Hoje nossa cidade conta com 125 agentes comunitários de saúde, mas há uma reclamação muito grande por parte da comunidade da parte alta de Penedo. Isso aconteceu desde o momento da entrega das casas do Minha Casa Minha Vida, onde a parte alta foi muito povoada, fazendo com que os agentes ficassem sobrecarregados. O que nós vamos fazer agora é remanejar esses agentes para outros pontos, para que a população seja beneficiada com os serviços dos PSF’s.”
Segundo o Secretário, via Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), Penedo conseguiu avançar com os serviços de novos prestadores. Só este mês, 1.450 consultas especializadas foram marcadas. Ao todo, 900 consultas oftalmológicas e 852 ultrassons já foram realizadas. Só em junho, o laboratório de patologia atingiu a marca de 7.000 exames. Além disso, a Secretaria de Saúde de Penedo está abrindo aos sábados para atender a demanda.
Clique no player e ouça a entrevista
