×

Penedo

Áudio: Provas para o Ifal campus Penedo acontecem neste domingo (27)

Os inscritos em Penedo disputam 160 vagas para os cursos técnicos em Meio Ambiente e Açúcar e Álcool

O coordenar de Aplicação de Provas do Ifal, campus Penedo, Gustavo Barros, foi entrevistado na manhã desta sexta-feira (25), pelo radialista Luiz Carlos, do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Em pouco mais de 5 minutos, Barros expos ao público e inscritos algumas recomendações a respeito do processo seletivo que vai acontecer no próximo domingo (27), na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto.

Segundo o Barros, em todo o estado, mais de 13 mil alunos irão concorrer a uma vaga para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). “A coordenação resolveu não divulgar os números exatos por campus, uma maneira de preservar o aluno, para que ele não se preocupe com a concorrência. Para os inscritos em Penedo, serão ofertadas 160 vagas, para os cursos técnicos em Meio Ambiente e Açúcar e Álcool, para os dois turnos”, explicou o coordenador de aplicação de provas.

Para não perder o horário, os inscritos devem chegar às 8h e os portões fecham pontualmente às 08h50min, com as provas iniciando às 9h, horário local, no dia 27, na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Os candidatos também deverão comparecer ao local da seleção munidos do cartão de inscrição, caneta na cor azul ou preta. Portando também um documento oficial com foto. Podendo ser expedido pelos seguintes órgãos: Juizado de Menores, Secretaria de Estado, Exército, Polícia Militar, Carteira Nacional de Habilitação, Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Sistema de cotas raciais e escolas públicas

A partir deste ano, o sistema já está em vigor. Para quem estudou da primeira série ao nono ano, integralmente. Concorre duas vezes. “Para os que cursaram o ensino em escola pública, eles concorrem duas vezes. Disputam com os que estudaram em estabelecimentos de ensino privado e com eles próprios. Além disso, ainda existe o sistema de cotas raciais. Ela se divide em três: Preto, Pardo e Indígena”, concluiu o coordenar de Aplicação de Provas do Ifal, campus Penedo, Gustavo Barros.

Para os que não optaram pelo sistema de cotas, até por falta de conhecimento, no dia da aplicação das provas ele vai poder fazer a reopção.