
Promotor eleitoral Eládio Pacheco Estrela concedeu entrevista coletiva
O promotor eleitoral Eládio Pacheco Estrela alerta os eleitores para que não se deixem levar pela compra de votos, “uma das coisas mais hediondas da sociedade”, conforme ressaltou durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira, 30, na sede do Ministério Público Estadual (MPE) em Penedo.
Além de configurar crime eleitoral, a venda do voto impede que o eleitor corrompido possa cobrar do político ações positivas para a comunidade. “As pessoas que se deixam comprar por migalhas não tem direito de se queixar por falta de remédios, exigir educação de qualidade, transporte coletivo”, exemplificou o representante do MPE que atua há 13 anos em Penedo. Ele também lembrou que os eleitores devem ficar atentos aos candidatos bancados por campanhas milionárias, abuso de poder econômico que leva ao desequilíbrio de forças entre os que colocam seu nome para o julgamento da população.
“Cuidado com lobo em pele de cordeiro”, alertou Eládio Pacheco
Com discurso incisivo em seu pronunciamento (confira na íntegra clicando no link acima do texto) que antecedeu às perguntas, Eládio Pacheco afirmou que é preciso ter “cuidado com o lobo em pele de cordeiro”, referindo-se aos candidatos que prometem resolver tudo “com uma canetada só”. A hegemonia de famílias que dominam determinados currais eleitorais também foi criticada pelo promotor eleitoral. “Precisamos quebrar esse paradigma dos políticos que fazem dinastias”, acrescentando que a manifestação contra os maus políticos, classificados de “canalhocratas”, deve acontecer nas urnas.
“O voto é a outorga de pode que nós, cidadãos, passamos àqueles que vão nos representar e realizar os nossos anseios”, declarou o promotor eleitoral que aproveitou para fazer uma breve prestação de contas da atuação da promotoria eleitoral. Entre os processos em andamento que foram concluídos por ele, Eládio Pacheco citou a condenação do ex-prefeito de Penedo, José Valério da Silva, o Zé Alves, e de mais quatro pessoas. Ações decorrentes do resultado das últimas eleições para prefeito do município ribeirinho também foram citadas, destacando a lisura do MPE na condução dos processos.
Cartório eleitoral e MPE receberão denúncias
Sobre denúncias de crimes eleitorais, o promotor enfatizou que o cartório eleitoral e o MPE estão de portas abertas para receber denúncias, com sigilo do caso garantido, ressaltando a necessidade de fundamento na queixa encaminhada. Eládio Pacheco pediu a colaboração da população e prudência a todos, principalmente no próximo domingo. Para fiscalizar eventuais irregularidades, ele afirmou que estará nas ruas a partir das quatro horas da madrugada, com apoio da Polícia Militar.
Nesta sexta-feira, 01 de outubro, o promotor Eládio Pacheco Estrela estará no auditório da Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo, onde realiza a palestra “Eu voto no futuro dos meus filhos”. O evento acontece a partir das 9 horas, com distribuição da c artilha do eleitor “Eleições Limpas – Não Vendo Meu Voto”.