×

Penedo

Áudio: Programação religiosa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo segue até 10 de janeiro

Procissão terrestre e fluvial será realizada às 15 horas do domingo, 08

A programação religiosa da 128ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo teve início na noite desta segunda-feira, 02 de janeiro, com a realização da “Caminhada pela Paz”, que percorreu as principais ruas da cidade e terminou na Capela da Santa Cruz, local em que aconteceu a celebração da Santa Missa campal comandada pelo Bispo Diocesano Dom Valério Breda e padres convidados.

A parte religiosa da festa se estenderá até a próxima terça-feira, 10 de janeiro. Nesses dias, diversas atividades foram programadas pela Diocese de Penedo e devem acontecer com o tema “Bom Jesus dos Navegantes, boa nova para o futuro da juventude”.

Nesta terça-feira, 03, assim como em todos os outros dias do evento, a festa teve início com a Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus. Às 19 horas será realizada uma Via Sacra com concentração na Rua São Miguel, encerrando o segundo dia dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo.

Na quarta-feira, 04, os fiéis poderão participar da Vigília Eucarística na Capela da Santa Cruz. O ato religioso terá início às 19 horas e se estenderá até a meia noite.

A partir das 19 horas da quinta-feira, 05, haverá a celebração da Santa Missa com o tema “Bote Fé no Senhor Jesus dos Navegantes: Tenha Fé”. O celebrante será o Padre Alex Sandro de Oliveira. Por volta das 21 horas, no palco montado próximo a Capela da Santa Cruz, os penedenses e visitantes poderão conferir a apresentação de diversos grupos culturais.

A programação para a sexta-feira, 06, e o sábado, 07, será praticamente a mesma, sendo o único diferencial os temas das missas e os celebrantes que serão os Padres Luís Cláudio Pereira e Jackson Ribeiro do Nascimento, respectivamente.

Procissão terrestre será realizada às 15 horas

O coordenador da parte religiosa da festa, Joaquim Reis de Santana, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 03, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e falou sobre como será o ponto alto do evento que acontece sempre no segundo domingo de janeiro, que este ano corresponde ao dia 8.

Segundo o entrevistado, três missas serão realizadas no domingo. Sendo a primeira às 5 horas da manhã, a segunda às 9 horas e a terceira às 18h30 minutos. Após a realização da segunda missa, isso por volta das 10h30 minutos serão realizados os batizados que este ano acontecerão na Igreja de São Gonçalo Garcia.

Ainda de acordo com o entrevistado, a procissão terrestre com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes terá início impreterivelmente às 15 horas com concentração na Capela da Santa Cruz. De lá, o cortejo com a imagem do santo percorrerá as principais ruas da cidade e seguirá para o Porto das Balsas para que seja dado início à procissão fluvial.

Ao término da procissão pelas águas do Velho Chico será realizada pelo Bispo Dom Valério Breda uma missa campal com o tema “Bote Fé no Senhor Jesus dos Navegantes: Acolha Jesus no seu coração”. Em seguida, acontecerá o show da cantora de renome nacional Joana que hoje dedica seu trabalho à composição de músicas religiosas.

“Bote Fé de Penedo”

Na segunda-feira, 09 a festa continua em Penedo. Às 19 horas haverá a celebração de Santa Missa e em seguida Vigília Eucarística na Igreja de São Gonçalo em preparação para a chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora no Bote Fé de Penedo.

Encerrando a programação religiosa da 128ª edição da festa de Bom Jesus dos Navegantes, na terça-feira, 10, por volta das 8 horas será realizada uma Oração da Manhã no Cais do Porto de Penedo. Em seguida haverá a chegada da Crus e do ícone de Nossa Senhora, também no Porto das Balsas da cidade.

Abrilhantando ainda mais o evento haverá a apresentação de uma banda musical que executará o Hino do Brasil e de Penedo. Às 10 horas acontecerá o arrastão da juventude até a Praça de Santa Luzia. Às 14 horas, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora seguirão viagem em destino ao município de Arapiraca, localizado no Agreste alagoano.