Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 28, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz www.penedofm.com.br), o procurador geral do município de Piaçabuçu, Gilberto Carozo, falou da reunião ocorrida com barqueiros da Associação de Apoio ao Turismo de Piaçabuçu (AATP), onde um acordo foi firmado entre os associados para que seja obedecida a fila única determinada por uma Lei Municipal aprovada em 2008.
De acordo com Gilberto Carozo a reunião que foi intermediada durante todo o tempo pelo advogado José Luiz, assessor jurídico do município, resultou no acordo firmado entre os barqueiros e a senhora Ana Laura, acusada de monopolizar os passeios à Foz do Rio São Francisco por outros membros da AATP.
Segundo o procurador Carozo, a agência de turismo de Ana Laura é a única que detém toda a documentação regularizada para operar de forma mais ampla no município de Piaçabuçu. Ele relatou ainda que a proprietária da agência Cometa é irmã de Antonio Wellington, barqueiro que acusou Ana Laura de praticar o monopólio nos passeios até a foz do “Velho Chico”.
A reunião que aconteceu na sede da prefeitura entre barqueiros e representantes do executivo municipal foi marcada após uma manifestação promovida pelos associados da AATP no restaurante Pesque e Pague, tendo na ocasião os barqueiros impedido o barco Cometa de promover o passeio com turistas que inclusive já se encontravam dentro da embarcação.
“Quero lembrar que a reunião foi intermediada pelo advogado José Luiz, justamente pelo fato de eu ser ainda parente da pessoa que eles estavam acusando de monopolizar esses passeios”, disse o procurador. Ao relatar o fato para mostrar a pretensão de tratar o caso com a mais ampla clareza, Carozo insistiu em lembrar que Antonio Wellington não era mais presidente da AATP e não entendia o fato dele atacar de forma leviana a sua irmã Ana Laura.
O procurador informou ainda que o agendamento dos passeios, marcação feita na Secretaria de Turismo até às 9 horas da manhã, possibilita os barqueiros a saírem da fila única e promover o embarque dos passageiros em qualquer outro local, o que vinha sendo feito pela senhora Ana Laura, segundo Carozo, e ela se comprometeu a sair da fila apenas para realizar o embarque em local indicado pela secretaria.
“Seria bom que esse rapaz (referindo-se ao barqueiro Antonio Wellington) que não representa de fato a Associação de Apoio ao Turismo de Piaçabuçu pudesse explicar o porquê dele ter sido afastado do cargo, pois sem estar na presidência ele não tem legitimidade para representar os barqueiros”, afirmou Gilberto Carozo.