×

Penedo

Processos judiciais de Penedo estão parados desde o dia 29 de abril

Andrea Tonin ainda criticou as instalações precárias, o que tem prejudicado o atendimento da população

“Penedo é uma cidade sem lei”. Esse foi o desabafo da defensora pública, Andrea Tonin. Desde o dia 29 de abril que o SAJ – Sistema de Automação da Justiça está fora do ar em Penedo. O que inviabilizando qualquer movimentação judicial no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça.

A defensora pública concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta terça-feira (21) e teceu duras críticas ao problema que vai fazer um mês sem solução. “Estamos atravessando uma situação muito complicada na Comarca de Penedo. O sistema SAJ, onde acontecem todas as movimentações de processos, onde são expedidos os mandados, onde são publicadas as sentenças, os despachos, desde o dia 29 de abril está fora doar. Nenhum ato judicial tem saído do Fórum de Penedo, nem sequer um ato de citação, uma ordem de cumprimento, isso inviabiliza todo o nosso trabalho”, desabafou Andrea Tonin.

Instalações precárias e dificuldades diárias

Tonin ainda criticou as instalações precárias, o que tem prejudicado o atendimento da população. “Nós que trabalhos aqui sabemos o que passamos, das instalações precaríssimas, sem internet. Além do problema com o SAJ – Sistema de Automação da Justiça. Sabemos que já existe um Fórum novo, praticamente pronto, estamos aguardando para que o Tribunal de Justiça de Alagoas tome alguma providência com todas as demandas, viabilize a mudança para as novas instalações, visto que, não existe nada que impeça isso, a não ser, a falta de vontade dos que não trabalham aqui e nada sabem do que realmente acontece em Penedo”, concluiu a defensora pública Andrea Tonin.

Tribunal de Justiça diz que o problema é com a empresa terceirizada

Em contato com a assessoria do TJ/AL em Maceió, nos foi informado que o diretor adjunto de Tecnologia da Informação, José Baptista, tem conhecimento do problema e que esse seria de upload, envio de arquivos. E que o problema está sendo resolvido com a empresa terceirizada, responsável pela prestação do serviço, a Aloo-Telecom. A assessoria ainda informou que a prestadora já teria sido advertida nos termos do contrato que tem com o Tribunal de Justiça. Ainda nos foi informado que existe um servidor na Comarca de Penedo para resolver as demandas possíveis, mas a solução definitiva deve ser tomada pela empresa terceirizada.

O que é o SAJ

Sistema de Automação da Justiça responsável por gerir as informações do judiciário. O sistema incorpora a automatização das rotinas jurisdicionais dos Tribunais de Justiça, Ministério Público e Procuradorias. Foi desenvolvido em parceria com sete tribunais de justiça estaduais, os quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na justiça estadual brasileira.