×

Penedo

Áudio: Previdência Social tenta atrair feirantes, donas de casa e autônomos

Há um grande número de pessoas sem amparo da Previdência Social por desconhecer o que precisa ser feito para ter acesso aos benefícios. Na tentativa de aproximar a população do Instituto Nacional de Seguridade Social, a agência do INSS em Penedo inicia o Programa de Educação Previdenciária, conforme explicou o gerente de benefícios, Raimundo Santos, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta segunda-feira, 22.

Com foco nos profissionais autônomos, feirantes, donas de casa e trabalhadores domésticos, a iniciativa mostra as vantagens de contribuir para a Previdência Social que chegou a baixar a alíquota mínima de contribuição, atualmente no valor de R$ 59. Por conta dessa redução, há houve uma procura maior de pessoas nas agências do INSS, demanda que só não é maior por falta de conhecimento dos serviços previdenciários.

Além de divulgar o Programa de Educação Previdênciária nos meios de comunicação da cidade, a gerência informa que serão distribuídos panfletos e ainda haverá um esforço concentrado no próximo sábado, 27. No chamado “Dia D do Programa de Educação Previdência”, uma tenda será montada em frente à agência do INSS em Penedo para atender a população, segundo Raimundo Santos.

De acordo com o gerente de benefícios, a unidade situada em Penedo é responsável ainda por atender os municípios de Piaçabuçu, Igreja Nova e também localizados em Sergipe, como Neópolis e Santana do São Francisco (antiga Carrapicho).

“Nosso maior objetivo é atingir pessoas que se esquecem de buscar a cobertura previdência”, ressaltou Raimundo, citando casos de pessoas que, apesar de serem economicamente ativas, não contribuem para a Previdência Social e por isso não são amparadas quando adoecem ou sofrem acidente, situação que se agrava nos casos de falecimento da pessoa que podia ter deixado um benefício para família.

Para fazer a inscrição na Previdência Social, basta levar os documentos pessoais, inclusive carteira de trabalho, até a agência do INSS. “As pessoas que tiveram acesso à internet podem fazer também”, completou Raimundo Santos.