Juiz Claudemiro Avelino garantiu que o ministro Joaquim Barbosa confirmou a participação na inauguração
O juiz e superintendente do Fórum da Comarca de Penedo, Claudemiro Avelino de Souza, esteve nesta quinta-feira (03), no estúdio do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), sendo entrevistado pela âncora Martha Martyres, para falar da inauguração da nova sede do Poder Judiciário alagoano, em Penedo.
Em pouco mais de trinta minutos, o magistrado também falou de outros temas jurisdicionais, bem como, da matéria em apreciação no Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a doação de empresas privadas a campanhas políticas .
Abrindo o bate papo, o magistrado informou que a inauguração do novo Fórum de Penedo, que fica localizado no aterro da Lagoa do Oiteiro, Centro, está dependendo apenas da confirmação da assessoria do ministro e presidente da Suprema Corte brasileira, sobre a sua vinda a Penedo.
“O presidente do Supremo foi convidado durante um evento em Brasília, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o desembargador José Carlos Malta Marques para participar da solenidade oficial da inauguração da nova sede de Penedo. Estamos aguardando que a assessoria do ministro Joaquim Barbosa confirme uma data, diante da agenda cheia. No ato do convite, ele confirmou a vinda, faltando apenas definir o dia”, disse o magistrado.
Fim da doação de campanha
Está em votação no Supremo Tribunal de Federal (STF), a matéria que extingue a doação de empresas privadas a campanhas políticas. A maioria dos ministros da Corte votou a favor pelo fim do ‘financiamento’. Porém, a decisão final foi adiada. O ministro Gilmar Mendes pediu vista (quer mais tempo análise).
E o magistrado também expôs sua opinião sobre a matéria polêmica. “Toda questão que envolve política, divide opiniões. Sempre acaba em cima do muro, divide a sociedade, os próprios políticos e, até os ministros que são os julgadores. Existem ministros com uma opinião, e outros contrários. Esperamos que a sociedade tenha grandes ganhos”, pontuou Claudemiro Avelino.
Área do entorno
Questionado sobre o entorno do Fórum, por se tratar de uma área ainda erma, a radialista citou como exemplo o assassinato que ocorreu no mês de fevereiro deste ano, em que um jovem foi morto a pedradas, o magistrado explicou que algumas ações serão postas em prática, com o apoio da comunidade e do poder público.
‘”O que a gente precisa é contar com o apoio do penedense. Iremos fazer um trabalho de limpeza, arborizar e limpar a área. Também proibir que a população jogue lixo. Precisamos urbanizar, deixar a área mais humana. Quem sabe um parque, uma trilha de caminhada. É uma área muito grande. E vamos precisar da colaboração do penedense e, a forma que isso pode acontecer, é também deixando de jogar lixo”, observou.
Prédio antigo será transforma em espaço cultural
Com a mudança para a nova sede, após quatro anos do início da obra, o prédio da Avenida Floriano Peixoto será transformado em espaço cultural.
“Pretendemos revitalizar o prédio velho, transformando em espaço cultural. Onde iremos implantar um memorial da Justiça, para expôs o material histórico que possuímos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está se somando a isso. A Prefeitura de Penedo também confirmou a parceria, e poderá ocupar um espaço, para ajudar na manutenção do local. Iremos transformar o prédio antigo em mais um espaço cultural para Penedo. Também vamos montar um laboratório de recuperação e encadernação de autos antigos. Pretendemos que este projeto se torne realidade. Vamos trabalhar para isso”, concluiu o juiz e superintendente do Fórum da Comarca de Penedo, Claudemiro Avelino de Souza
