×

Penedo

Áudio: Presidenta do Sindspem ao se defender das graves acusações se complica mais

Sandra Cristina confessou que imprimiu conversas do Facebook de Jairo Teodoro sem sua autorização

O racha entre os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (14). A presidenta da entidade, Sandra Cristina, pediu espaço à direção da Rádio Penedo (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para rebater as acusações proferidas pelo vice-presidente, já exonerado, Jairo Teodoro. (leia matéria relacionada)

Mas, ao que parece – quanto mais se mexe, pior fica a situação -, foi o que terminou acontecendo ao vivo, para milhares de ouvintes do Programa Lance Livre. A dirigente confessou que pegou conversas íntimas do professor em seu perfil do Facebook, sem a sua autorização e as imprimiu. Teodoro esqueceu o computador ligado na sede do Sindspem e, Sandra ao usar o computador, percebeu que a página pessoal estava aberta, e segundo ela, apenas por curiosidade, vasculhou suas conversas no bate-papo, sem que ele soubesse. Porém, a bacharela em Direito disse que o ato não se enquadra em invasão de privacidade, nem muito menos em chantagem e crime cibernético (Lei Carolina Dieckmann 12.737/2012 entenda)

Já Jairo Teodoro, afirmou que as conversas estão sendo usadas como chantagem, e ainda, foram tiradas sem a sua autorização, no chamado inbox da rede social. E alguém se passando por ele, conversou com homossexuais, para depois, extrair as conversas e usá-las em proveito próprio, querendo expor sua vida. Este ponto, foi parar na 7ª Delegacia Regional de Penedo.

“Isso tá na polícia. Inclusive estamos encaminhado na próxima semana o computador para a perícia. O que aconteceu, o professor Jairo nas dependências do Sindspem em uma dessas vezes acessou a sua página do Facebook, como todos nós fazemos. E em uma dessas vezes, ele não fechou a sua página. E quando eu fui acessar o meu ‘Face’ pela mesma máquina, por curiosidade humana, fui olhar e realmente, verifiquei algumas conversas de âmbito pessoal. Então, não gostaria de aprofundar no teor. E realmente, as conversas foram impressas”, detalhou Sandra Cristina como teve acesso as conversas íntimas do ex-vice-presidente Jairo Teodoro.

Assessoria jurídica de Mato Grosso?

Um dos pontos questionados pelo vice-presidente exonerado foi à questão de uma banca de advogados de outro estado prestando serviços para o Sindspem, diante da crise, falta de recursos. Teodoro contou que o escritório é de Mato Grosso, mas a presidenta do sindicato disse que não é dessa federação, mas sim de Goiás.

“A assessoria é de Goiás, não de Mato Grosso. Isso mostra que professor Jairo não procurava se inteirar dos assuntos da entidade. A banca é uma das melhores do Brasil no quesito sindicato, com foco em magistério. É de autoria da – Fantini Carramaschi -, a demanda sobre o pleito de retroativo do piso nacional do magistério de 2011 a 2013. São quatro advogados técnicos e estão com eles este pleito. E o sindicato pode pagar pela assessoria, mediante redução de outros custos”, justificou a presidenta.

O início de tudo

De acordo com Sandra Cristina, a exoneração de Jairo Teodoro foi motivada pelas suas atitudes, depois que a nova gestão assumiu o comando do sindicato com mais de 1500 servidores sindicalizados. Por isso, com base no estatuto em seu Artigo 44, no dia 04 de novembro, deixou de fazer parte da gestão.

“Os meus atos, são dos servidores. Primeiramente, ele começou criando confusão, porque a Lei Orgânica do município diz no Artigo 83 que todo servidor que teria direito de se afastar, para exercer mandato sindical de diretoria executiva. E houve regulamentação do estatuto, restringindo para quatro membros. Na verdade, o professor Jairo queria ficar a disposição do sindicato, não dar nenhum dia de trabalho e receber 40 horas. Ele não tinha direito, mas expectativa do direito”, narrou um dos motivos.

Justiça

Igualmente ao professor Jairo Teodoro, a presidenta Sandra Cristina também já procurou o Poder Judiciário, e ainda, uma sindicância está em andamento.

“Não considero que a dignidade do sindicato está abalada. Tão logo chegou aos nossos conhecimentos que os atos do professor Jairo estaria tomando proporções indevidas, talvez prejudicando o sindicato e toda a sua diretoria, tomamos medidas que culminarão com os processos judiciais devidos. Uma sindicância também está em andamento. Tão logo receba o relatório, vamos marcar uma assembleia extraordinária para distribuí-lo aos servidores de Penedo. E posso falar aqui, isso não abalou em nada os trabalhos dos sindicado”, concluiu a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Sandra Cristina.