×

Penedo

Áudio: Prefeito pretende municipalizar trânsito de Penedo

Prefeito Israel Saldanha

O prefeito Israel Saldanha pretende municipalizar o trânsito em Penedo até o final deste ano. A intenção foi declarada durante entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta quinta-feira, 24, durante o programa Lance Livre, bate-papo sobre diversos assuntos conduzido por Martha Martyres (diretora de jornalismo e âncora do programa jornalístico líder em audiência), com a participação de internautas e ouvintes.

“Não há a menor possibilidade da gente controlar o trânsito na cidade nas condições que temos hoje”, afirmou o entrevistado sobre o desrespeito de motoristas às regras de trânsito e aos agentes municipais que orientam o tráfego, os chamados ‘azulzinhos’. O tema foi discutido entre o prefeito e a direção do Detran Alagoas na semana passada, com Saldanha afirmando sua disposição em transformar o atual Departamento Municipal de Transporte e Trânsito em secretaria, formalização do processo de municipalização.

Ainda sobre trânsito, Israel Saldanha lembrou que a prefeitura tem 60 dias para implantar medidas que impeçam o tráfego de veículos pesados na área de tombamento nacional de Penedo, conforme prazo determinado pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Os proprietários dos ônibus que fazem a linha até o centro da cidade, via orla ribeirinha pela Rua Dâmaso do Monte (popular Ladeira da Corrente) terá que oferecer o transporte em micro-ônibus e vans. A passagem será permitida para ônibus de turismo, com a criação de vias alternativas para caminhões chegarem até o centro comercial da cidade.

A circulação de taxistas irregulares também foi citada pelo prefeito, problema que apesar das medidas legais adotadas, persiste, o que prejudica os profissionais que pagam impostos para obter e manter a autorização do serviço. O pretendido processo de municipalização do trânsito permitirá que a prefeitura tenha a autonomia necessária para atuar com mais rigor sobre as questões relacionadas ao trânsito.

A entrevista que durou cerca de uma hora e meia tratou ainda, dentre outros assuntos, do processo de desocupação da Praça Comendador Peixoto, situada em frente ao supermercado Ki-Barato, onde os atuais comerciantes – em sua maioria de artesanato – serão transferidos para o espaço já construído na orla ribeirinha.

Sobre os ambulantes que trabalham no entorno da praça, Israel Saldanha assegurou que os mais antigos e relacionados em cadastro da prefeitura receberão barraca móvel para manter a atividade no largo a ser aberto no lugar da praça. Os equipamentos serão guardados na antiga sede da Secretaria Municipal de Agricultura, situada próxima à praça do artesanato.

Confira link com áudio na íntegra da entrevista que abordou ainda questões relacionadas às obras do novo Fórum de Penedo, do Mercado Público Municipal e outros equipamentos do Programa Monumenta, orçamento 2011 da prefeitura, processo seletivo realizado pela Educação e Saúde, convocação de concursados, pendências da prefeitura com o INSS, data base dos servidores municipais, situação financeira da prefeitura e os questionamentos feitos por ouvintes.