A sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo deverá ser inaugurada dentro de três meses, previsão informada pelo professor Sérgio Teixeira, reitor da instituição de ensino em Alagoas. O reitor do Ifal prestigiou a aula inaugural do ano letivo 2011 em Penedo, evento realizado nesta quinta-feira, 10, no auditório do Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo).
“O prédio será entregue no final de maio”, declarou Sérgio Teixeira durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) sobre a obra realizada pela Construtora Pimentel e já concluída em sua construção civil, inclusive com instalações elétrica e hidráulica realizadas, restando serviços de revestimento de piso e paredes. O imóvel está situado à margem da rodovia AL 101 Sul, na saída de Penedo em direção à Piaçabuçu, ao lado do Loteamento São José.
Assim que estiver pronta, a sede do Ifal Penedo funcionará, a princípio, com doze salas de aula, mas a perspectiva é ampliar a oferta de cursos, inclusive com aulas no período noturno, segundo a diretora do Ifal Penedo, a professora Osineide Silva, diretora da unidade Penedo Ifal. Ela também acrescentou que serão disponibilizadas outras modalidades de ensino (cursos de nível superior e sequenciados, estes destinados a promover capacitação técnica), além dos cursos integrados (Ensino Médio e curso tecnológico) já disponíveis.
Cursos de Açúcar e Álcool e de Meio Ambiente
A chegada da antiga escola técnica federal em Penedo, investimento que faz parte do processo de interiorização de instituições de ensino do governo federal, trouxe a oferta dos cursos tecnológicos de Açúcar e Álcool e de Meio Ambiente para municípios do Baixo São Francisco alagoano e sergipano e cidades do Litoral, regiões com investimentos e potencial relacionados às carreiras profissionais de nível médio.
O avanço em educação pública, com ensino profissionalizante simultâneo ao aprendizado regular do Ensino Médio, passa por adversidades em Penedo. Desde meados de novembro de 2010, a sede funciona provisoriamente no Lar de Nazaré, instituição de assistência para meninas em situação de vulnerabilidade social, espaço ‘apertado’ para atender 320 alunos, número de estudantes das oito turmas matriculadas no ano letivo 2011.
As primeiras turmas do Ifal Penedo começaram funcionando na Escola Estadual Professor Ernani Méro, onde o telhado de uma das salas de aula desabou em 13 de outubro de 2010, data que por pouco não ficou marcada pelo registro de uma tragédia (confira notícia relacionada abaixo). As crianças alunas do colégio estadual que ocupavam o espaço haviam saído da sala minutos antes do acidente por conta de uma atividade extra-classe.
A cobertura do telhado foi recuperada, mas um laudo do Ifal identificou problemas na cobertura de outras classes, onde a infestação por cupins ameaça a estrutura e coloca em risco a vida de alunos e funcionários, problema que não está à vista porque as classes tem fôrro PVC. Como os reparos foram restritos à ala atingida pelo desabamento, o Ifal optou por procurar outro local para manter as atividades em Penedo até a inauguração de sua sede própria.