A bancada do PMDB vai apresentar uma agenda positiva para votações na Casa, informou, nesta terça-feira (31), o líder Renan Calheiros (PMDB). O objetivo é propor soluções para questões consideradas prioritárias, como a reforma tributária, as dívidas dos estados com a União e os investimentos em educação.
– O PMDB terá uma agenda ativa, proativa e vai propor algumas questões ao governo para solucionar, inclusive problemas de segurança – disse Renan, durante reunião da bancada peemedebista no Senado, que contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo Renan, a desindexação da dívida dos estados é uma das prioridades da legenda.
– Não tem sentido absolutamente nenhum que a União acabe ganhando dinheiro em cima da rolagem das dívidas dos estados. Isso é uma coisa que definitivamente precisa ficar resolvida. Também estamos estudando na bancada uma maneira de compatibilizar a administração das dívidas dos estados com investimentos permanentes em educação e saúde de cada estado – assinalou.
Código Florestal
Ele informou também que outro objetivo da reunião foi tentar unificar a posição da bancada para a votação do Código Florestal.
– Na reunião, resolvemos que vamos tentar unificar a bancada em torno de uma posição única. Esse é o desejo hoje do partido, de que nós tenhamos posições únicas sobre os assuntos a serem debatidos – disse o senador.
Para Renan Calheiros, o papel do Senado no debate do novo Código Florestal é encontrar um equilíbrio entre os interesses de produtores rurais e de ambientalistas
– O Senado entende, e o PMDB também, que essa é uma boa oportunidade e que podemos sim fazer a concordância da produção com a defesa do meio ambiente – afirmou o parlamentar.