×

Penedo

Áudio: “Pioneirismo de Penedo no Minha Casa, Minha Vida gerou críticas”, diz Israel

Prefeito Israel Saldanha (DEM)

Em entrevista concedida nesta terça-feira, 09, à Rádio Penedo FM (97,3Mhz e www.penedofm.com.br) o prefeito de Penedo Israel Saldanha (DEM), disse que o pioneirismo da cidade na entrega do primeiro conjunto habitacional em Alagoas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, gerou todo um processo de críticas e denúncias relativas a supostas irregularidades no cadastro feito pela prefeitura de Penedo.

De acordo com o prefeito foram feitas as inscrições de 2500 pessoas para pleitear uma unidade habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida”, sendo feito na orla da cidade um sorteio público depois de acatada a sugestão da Caixa Econômica Federal, quando naquele momento foram conhecidos os nomes dos 495 contemplados para a primeira chamada e também os sorteados para o cadastro de reserva.

“Somos pioneiros no estado de Alagoas na entrega do primeiro conjunto habitacional do programa. Estamos sendo alvo de críticas e denúncias porque somente em dezembro de 2010 o Ministério das Cidades divulgou os critérios direcionados a priorização da entrega das casas que seriam para mulheres chefes de família, idosos e famílias que residem atualmente em áreas de risco e vulnerabilidade social”, disse Israel.

Critérios da prefeitura

Durante a entrevista o chefe do executivo municipal disse ainda que a prefeitura poderia estabelecer seus critérios e assim ficou definido que seriam prioritariamente selecionados pelo município aquelas famílias com maior número de filhos e famílias com menor renda per capita. “Se as pessoas repassaram informações diferentes para a prefeitura e a Caixa Econômica Federal o sistema automaticamente excluiu esses inscritos por entender que as informações prestadas não correspondiam com a verdade”, relatou o prefeito.

Segundo o prefeito Israel Saldanha a atualização dos programas requeridos pela Caixa Econômica não prejudicou aos inscritos no “Minha Casa, Minha Vida”, fato que contesta as denúncias de que a cada chamado da prefeitura para atualizar os dados dos inscritos, problemas como perda de documentos ou alteração no nome das pessoas inscritas eram percebidos.

“A prefeitura de Penedo teve todo o cuidado de não deixar nenhum inscrito no programa sem ser informado do sorteio das unidades habitacionais, pois para se ter uma idéia cerca de quarenta pessoas ficaram sem receber via correio as cartas informando do sorteio, mas pedimos para que pessoas nossas buscassem localizar esses inscritos para ser dado conhecimento a cada um deles”, finalizou o prefeito.