O município de Piaçabuçu, distante 135 km da capital alagoana, realizará neste domingo, 22, a sua primeira Parada do Orgulho Gay. Promovida pelo Grupo Gay de Alagoas (GGAL), o evento deve atrair dezenas de caravanas vindas de vários municípios de Alagoas e Sergipe, fazendo com que a festa tenha uma ampla participação de ativistas que defendem a criminalização da homofobia e lutam pelo fim do preconceito.
De acordo com Sergio Ricardo, representante do GGAL, a primeira Parada do Orgulho Gay de Piaçabuçu acontecerá no domingo, no entanto, uma vasta programação foi pensada para que a comunidade possa interagir com representantes da Secretaria de Direitos Humanos do Governo de Alagoas, que promove já nesta sexta-feira, 20, um ciclo de palestras na Escola Estadual Correia Titara com temas direcionados ao combate ao preconceito e criminalização da homofobia.
No sábado o GGAL levará cinema para a praça, quando um telão será montado na Praça Centenário para exibição de filmes relacionados ao tema abordado durante as ações que serão finalizadas com a Parada. Para animar a festa que tem previsão para ser iniciada no período da tarde, DJ’s comandarão a animação junto com a transformista “Shinayder” que desembarcará em Piaçabuçu junto com sua banda.
Ação Social
Para marcar a realização da primeira Parada do Orgulho Gay na cidade ribeirinha, a organização do evento trocará 1000 camisetas por alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados a alguma entidade de caridade. “Temos a consciência que eventos dessa natureza podem trazer além de uma mensagem de combate a discriminação, a garantia de que pessoas mais necessitadas terão uma melhor condição possibilitada pela realização da nossa Parada”, declarou Shinyder.