
Caminhão consultório atende a população gratuitamente neste sábado (18) e domingo (19)
Há 15 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove anualmente ações pontuais pelo Brasil, como forma de alerta, prevenção e diagnóstico para o câncer de pele. Na edição de 2014, em Alagoas, o município de Penedo foi escolhido para o ‘Dia Nacional de Combate’.
Várias ações vão ocorrer durante o sábado (18) e domingo (19) de outubro, na Praça 12 de Abril, Centro Histórico. Com a iniciativa, a população terá acesso a consultas gratuitas com dermatologistas. E para falar desta importante iniciativa, pela primeira vez na cidade, o médico penedense e especialista em Dermatologia, Milton Machado Brito, foi o entrevistado do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
A escolha não quer dizer que Penedo tenha alta incidência da doença. A iniciativa serve de alerta, bem como, mostrar a importância da prevenção. “A campanha é um projeto nacional que acontece anualmente. Penedo ser escolhida para sediar em Alagoas, não quer dizer que tenha incidência de casos. Faço parte do processo, da ação, e há dois anos, escrevi o município para ser a sede em Alagoas de uma campanha. E Penedo foi escolhida para 2014”, explicou.
Durante os dois dias deste final de semana, cerca de 15 dermatologistas vão atender a população de Penedo e região, de forma gratuita. “O caminhão refrigerado dispõe de três consultórios. Antes de ter acesso ao atendimento, vamos realizar uma triagem, para só então ter acesso ao consultório, àquelas pessoas que realmente tiver algum diagnóstico. Vamos fazer uma pesquisa e para os pacientes que for detectado o câncer, pode ocorrer se necessário, o tratamento cirúrgico na Santa Casa de Penedo, uma parceria. Basicamente, remover a lesão. Agora, se ocorrer algum caso extremo, poderá ser encaminhado para um hospital de referência na capital”, esclareceu Milton Machado.
Lesão de câncer
O que pode indicar um câncer de pele? A indicação mais importante é um ferimento que possui há muito tempo e não cicatriza, ou então, melhora e volta. Se isso ocorrer três ou quatro vezes, é um indicativo de câncer de pele, geralmente em áreas expostas, braços, face e colo.
Cor da pele
De acordo com o dermatologista, a pele se divide em tipos: “pele tipo 1, não bronzeia, fica vermelha e queimada; tipo 2 pega um leve bronze. Já o 3, bronzeia e o 4, a pele negra, as pessoas acham que não prejudica. Mas é tão sensível quanto uma pessoa branca. Porém, a proteção de melanina é maior. Tudo tem o seu tempo, se extrapola, pode prejudicar e ter até queimadura de primeiro grau”, observou o dermatologista.
Proteção solar
Ainda durante a entrevista, a âncora Martha Martyres questionou o especialista sobre a proteção, prevenção, os protetores solares. “O protetor e seus números quer dizer o tempo. Como por exemplo, o fator 30, pode proteger por uma hora e meia. O de fator 60, pode proteger duas horas. Ele pode bronzear, mas não queimar. A função do protetor é especificamente proteger o DNA da célula. A transformação da célula passa a ser errônea através dos raios ultravioletas, é quando vem a malignidade e pode surgir o tumor de pele”, concluiu.
A ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), secção Alagoas, também ocorre em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo. Os atendimentos vão ocorrer na Praça 12 de abril. No sábado (18), das 09hrs às 17hrs. Encerrando o ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele’, em Penedo, o público será atendido no domingo (19), das 08hrs às 12hrs.