×

Penedo

Áudio: Penedo realiza pela primeira vez uma etapa da Conferência Municipal das Cidades

Claudionor Araújo: ?A conferência é um debate democrático, onde a população expõe as suas dificuldades e soluções urbanas?.

Pela primeira vez a cidade de Penedo, com o apoio da Secretaria de Estado e Articulação Social (Seas), realiza a primeira etapa de uma Conferência Municipal das Cidades. Evento este que antecede a estadual e nacional, aconteceu durante toda esta terça-feira (30), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem). A conferência tem como objetivo traçar metas e prioridades para o desenvolvimento de cada município. Em Alagoas, 73 cidades já realizaram a primeira etapa.

Segundo o secretário de Estado, Claudionor Araújo, a conferência é um debate democrático, onde a população expõe as suas dificuldades urbanas. “Este dia é muito importante para Penedo. Pela primeira vez a cidade realiza uma etapa para discutir e apresentar soluções urbanas”, afirmou o secretário.

Penedo realiza pela primeira vez sua conferência. Até então, o evento não era compreendido em sua essência pelos gestores municipais e a população. “O peso que este evento tem hoje é bem maior do que em 2003, quando ocorreu o primeiro. Os dirigentes municipais passaram a compreender a sua importância. Antes era realizado de forma regionalizada, com a presença de até dez municípios em um único evento. Hoje, cada cidade realiza a sua, discutindo entre eles suas soluções”, explicou Claudionor Araújo.

Neste debate desta terça-feira, que contou com a presença de representas do Executivo municipal e estadual, além de representantes do Legislativo e de vários segmentos da sociedade, foram levantadas as prioridades que deverão ser apresentadas. As soluções expostas foram dentro dos eixos, habitação, saneamento, educação e acessibilidade urbana. Estas propostas vão ser apresentadas na ‘5ª Conferência Estadual das Cidades’.

O debate estadual vai acontecer nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Convenções, em Maceió. Esse encontro vai reunir as cidades alagoanas em mais um debate, para apresentar suas propostas. Para então, serem apresentadas em Brasília. A conferência nacional deste ano que vai acontecer em novembro, traz o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”.