×

Política

Áudio: Penedo FM entrevista Álvaro Vasconcelos

Candidato ao Senado, Álvaro Vasconcelos foi entrevistado na Penedo FM

O empresário Álvaro Vasconcelos, candidato do PTB ao Senado, esteve na tarde desta sexta-feira, 24, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) e participou da série de entrevistas que a emissora está realizando aos cargos majoritários (senador e governador) em Alagoas.

Durante 30 minutos, o empresário do ramo da pecuária é um novato na política. A apresentadora Martha Mártyres começou perguntado sobre os motivos que levaram o entrevistado a colocar seu nome para julgamento dos eleitores. Álvaro Vasconcelos disse que sempre fez política de classe, já foi presidente da Associação de Criadores de Alagoas e da Asplana. “A gente também se envolve um pouco com política partidária”, frisou Vasconcelos sobre a relação entre os meios.

Collor o convidou para ser candidato

Sua candidatura ao Senado partiu de um convite do ex-presidente Fernando Collor, que encabeça a chapa da coligação “O Povo no Governo”. “Quero ser senador da República para poder trabalhar para o povo de Alagoas, trazer recursos e trabalhar para o desenvolvimento da agricultura, setor que emprega muito”, justificou o entrevistado.

Empresário do setor trabalhista, Vasconcelos falou de sua proposta relacionada ao FGTS, citando a equiparação do benefício dos aposentados com o salário mínimo, conquista promovida durante a gestão de Collor na presidência. Caso venha a ser eleito, ele declarou que irá trabalhar para que correção do fundo de garantia passe dos atuais 3% ao ano para pelo menos 6% ou o vincular o aumento ao índice da poupança.

Propostas para saúde e educação

Em relação aos mais graves problemas de Alagoas, no caso saúde pública, o candidato declarou que irá buscar apoio de médicos ligados à política, como Raimundo Sousa em Penedo, para orientar os trabalhos no setor. Também garantiu que irá aprovar emendas para enviar recursos para construção de um hospital geral em Maceió.

Sobre geração de renda, o pecuarista disse que vai incentivar a produção de arroz na região do Baixo São Francisco e promover o cultivo de milho, aproveitando a mão de obra ociosa durante o período de entressafra da cana-de-açúcar. Conhecedor do estado, acrescentou que saberá diversificar culturas agrícolas nas demais regiões de Alagoas.

Escola em tempo integral

Para educação, a proposta é implantar escolas em tempo integral, retomando o projeto dos Caics, lançados durante a gestão de Fernando Collor na presidência. A ocupação possibilitará melhor formação aos alunos e evitar o consumo de drogas, o que também vai diminuir os índices de violência, garantindo a fiscalização de recursos enviados pelo governo federal para Alagoas em todos setores.

No quesito geração de emprego, um dos focos é o turismo, com ênfase no aproveitamento do potencial do “Velho Chico”, criando infraestrutura nas cidades ribeirinhas. “O rio São Francisco seria uma nova fronteira do turismo em Alagoas”, afirmou Vasconcelos, citando a necessidade da implantação de saneamento básico nas cidades, inclusive do litoral, para alavancar o setor. Na agricultura, a solução é investir em tecnologia e distribuir semente de qualidade para os pequenos produtores rurais, prometendo trabalhar para conseguir o perdão das dívidas dos agricultores. A piscicultura também será incentivada na região do Baixo São Francisco.