×

Penedo

Áudio: Penedo está há mais de 45 dias sem homicídios

Penedo está sem homicídios há mais de 45 dias

Penedo está há mais de 45 dias sem homicídios, marca que pode ser considerada como razoável em função da violência descontrolada que campeava no município até o final do ano passado. Com a chegada do delegado Rubem Natário e sua equipe, o combate à criminalidade passou a ser feito de forma eficiente e incessante, trabalho realizado com o indispensável apoio da Polícia Militar, conforme ressaltou o delegado durante entrevista à Rádio Penedo FM.

“A delegacia regional de Penedo estava precisando de um trabalho contundente e contumaz para combater e reduzir os índices de violência no município”, disse o delegado ao repórter Rafael Medeiros nesta quarta-feira, 24, lembrando até a fragilidade do xadrez do distrito policial ribeirinho, recordista em fugas no Brasil, com cerca de 200 escapadas – muitas delas pelo mesmo preso, recapturado e foragido por mais de uma vez – durante os anos de 2009 e 2010.

“Ninguém é forte sozinho”

“Ninguém é forte sozinho. Quanto mais união tiver dos policiais, das instituições, o trabalho é positivo, nós contamos com apoio maciço da Polícia Militar”, declarou Rubem Natário, destacando a atuação do atual comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, o major Joás Fontes. Além da retirada de circulação de armas, drogas e criminosos, a parceria entre as forças de segurança pública proporciona a elucidação de crimes, inclusive homicídios.

O delegado afirmou que o último assassinato ocorrido em Penedo (dia 10 de julho, vítima uma mulher apelidade de ‘Corote’) já está “100% esclarecido”, com prisão do autor que teve identidade mantida em sigilo considerada apenas questão de tempo. Outro exemplo da eficiência da parceria entre PM e PC foi a captura de Henrique dos Santos, réu confesso de dois assassinatos.

Ele foi preso terça-feira, 23, em Feliz Deserto onde visitou um filho e fez ameaças à mãe da criança logo depois de chegar de São Paulo, onde assassinou o próprio irmão após discussão com a vítima. O registro do crime no sistema de informações utilizado pela Polícia Civil no Brasil gerou a informação de seu retorno para Alagoas, fato que já era de conhecimento da Polícia Civil alagoana que só não efetuou o flagrante facilitado pela aparência física do criminoso, que é cego do olho esquerdo, porque ele chegou em outro ônibus do que havia tomado no Sudeste.

O desentendimento com a ex-esposa de Henrique (que já havia assassinado uma namorada em Coruripe, motivo de sua fuga para São Paulo), foi levado ao conhecimento da polícia. “O policial pegou ele, levou à delegacia onde estavam sendo feitos os procedimentos do TCO de ameaça e ele seria liberado em seguida, não fosse a ciência de que os policiais estavam sabendo e fizeram o comunicado à delegacia regional”, frisou o delegado Rubem Natário.

A equipe da regional se deslocou até Feliz Deserto e efetuou a prisão de Henrique dos Santos que confessou os dois assassinatos à Penedo FM, com frieza e relatos detalhado.

A sensação de impunidade foi apontada pelo delegado Rubem Natário como principal motivação para a prática de crimes, situação combatida com a atuação eficiente das corporações de segurança. O delegado aproveitou para anunciar que, em breve, os autores de outras ocorrências serão capturados por conta do esclarecimento dos crimes, inclusive tráfico de drogas e roubos, em Penedo e cidades situadas na área de atuação da delegacia regional, como São Sebastião, Piaçabuçu e Igreja Nova.