Vice-prefeito falou sobre o assunto em entrevista a Rádio Penedo FM
Na tarde da última segunda-feira, 16 de outubro, ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, a solenidade de assinatura do termo de responsabilidade da elaboração dos planos municipais de saneamento básico, documento financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A solenidade contou com a participação dos prefeitos dos municípios de Feliz Deserto, Penedo, Piaçabuçu, Santana do Ipanema e Major Isidoro. Agora, no total são 12 municípios do interior do estado que já aderiram ao programa.
Para falar sobre a inclusão de Penedo no plano e a importância disso para a cidade ribeirinha, o vice-prefeito Ronaldo Lopes, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro.
De acordo com Lopes, os planos municipais de saneamento básico são extremamente importantes, pois com a mudança da legislação eles passaram a ser obrigatórios para aquelas cidades que desejam pleitear o recebimento de recursos do Governo Federal para essa área.
“Para que os municípios possam se habilitar para receber recursos na área de saneamento é indispensável ter esse plano. Até o próximo ano, os municípios que não tiverem seus planos não poderão pleitear esses recursos junto ao Governo Federal”, complementou.
“Fazer esses planos é um custo alto então nós buscamos apoio do CBHSF e eles se sensibilizaram e incluíram Penedo dentro dos recursos do comitê destinados aos municípios que querem ter o plano”, acrescentou Ronaldo Lopes, ressaltando que o documento abrange as áreas de esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem.

Durante a entrevista, comandada pela radialista Martha Martyres, o vice-prefeito de Penedo declarou também que a empresa Premier, vencedora da licitação para a elaboração desse bloco de planos de saneamento, terá o prazo de 12 meses para realizar o trabalho, conforme consta no contrato e referendado pelo representante da firma, Rafael Meira Salvador.
“A empresa vencedora da licitação já se encontra trabalhando em Penedo com o objetivo de, inicialmente, criar um diagnóstico da real situação do município. Ao final dessa etapa serão feitos projetos específicos para composição do plano. Nossa cidade já está à frente das outras, pois já temos projeto de esgotamento sanitário pronto, inclusive aprovados pela Caixa e pelo Ministério das Cidades; estamos com seis novas estações de tratamento prontas, e em perfeito funcionamento; além de possuirmos também um projeto pronto para expansão do abastecimento de água”, referendou, ratificando que em termos de drenagem a prefeitura tem feito ações pontuais, citando por exemplo, o trabalho feito no Beirão e na Avenida São Vicente.
Lopes explicou que com esses novos projetos que integrarão o plano, a Prefeitura de Penedo deseja expandir a rede coletora para os bairros onde existem mais problemas na questão de esgoto sanitário. Ele lembrou também que o financiamento não exige qualquer contrapartida do Executivo municipal, o que o torno ainda mais atrativo. Durante a entrevista, o vice-prefeito Ronaldo Lopes falou também sobre outros assuntos.
Clique no player do vídeo abaixo e confira na íntegra!!!
