×

Cultura

Áudio: Pavilhão da Farinha de Penedo vai se transformar no próximo sábado (13)

Segundo Rafael Arruda, o local vai se transformar em um palco para valorizar as expressões do mundo rural

Evidente que feira livre é lugar para realizar compras. Mas, para o professor da Unidade Ufal Penedo, Rafael Denes Arruda, o local não é apenas para esse fim. Em comemoração aos 377 anos de elevação a categoria de Vila, o Pavilhão da Farinha de Penedo vai se transformar em um palco para valorizar as expressões do mundo rural alagoano.

Com o nome de ‘Festival Cultural Pavilhão de Sabores’, o local vai dividir o seu espaço privilegiado para degustar a diversidade do povo ribeirinho. Onde o enfoque, será a riqueza da produção e do simbolismo contido na alimentação das pessoas da região, que reúne tradição em suas receitas culinárias. Para falar do assunto, o mestre e um dos idealizadores do evento, foi o entrevistado desta quarta-feira (10), do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

“Nós pensamos no resgate de todas as expressões culturais. Da culinária regional, do simbolismo próprio. O pavilhão é um espaço de trocas de saberes, é um espaço de convívio social entre os populares. Então, esse festival foi inspirado no conjunto de aspectos. O odor, as cores, o sabor. Todos nós ficamos encantados com o local, imagine quem é de fora. O pavilhão sintetiza a riqueza da produção, do simbolismo que está contido na alimentação das pessoas, na memória coletiva dos frequentadores”, explicou o professor Rafael Arruda.

A primeira edição do evento vai acontecer em pleno sábado (13), dia em que populares de toda a região do Baixo São Francisco vêm a Penedo. Na programação, várias atrações, tais como: pífano, forró pé de serra, MPB, performances de mágica, além da interessante proposta de resgate da oralidade do mundo rural, com a participação de contadores de histórias inspirados na tradição dos Griôs (é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, artista, comunicador tradicional, mediador político da comunidade. Ele é o sangue que circula os saberes e histórias, mitos, lutas e glórias de seu povo, dando vida à rede de transmissão oral de sua região e país).

Cone Freire - aquiacontece.com.br“As pessoas perguntam por que dia de sábado? Dia de feira, dia movimentado, vai tirar os sacos de cerais? Tudo vai ser como é normalmente, um dia de feira. Este dia é quando tudo acontece na sua maior expressão. Nos preocupamos em trazer algo mais, animar este dia movimentado que é o sábado de feira livre. Vamos transformar em um dia bastante especial. É bom que se diga que o ‘Pavilhão de Sabores’ é uma proposta de um evento para ser incluído no calendário da cidade. Quando a população conceber o objetivo, vamos tentar fazer com que ele aconteça uma vez por mês. Vamos realizar o primeiro. Após o seu sucesso, iremos trabalhar para o próximo”, finalizou o professor da Unidade Ufal Penedo, Rafael Denes Arruda.

O projeto surgiu de uma parceria entre a Prefeitura de Penedo, a Universidade Federal de Alagoas e os Projetos Griôs e Bancar Talentos.

Confira a programação

8h – Banda de Pífano
8h30min – Abertura do Evento
9h – Marcos ‘O Mágico’
9h30min – Júnior Maia voz e violão – Gênero (MPB)
10h – Contação de Histórias
10h30min – Banda de Pífano
11h – Grupo de Capoeira Pura Ginga
11h30min – Contação de Histórias
12h – Júnior Maia voz e violão – Gênero (MPB)
12h30min – Marcos ‘O Mágico’
13h – Contação de Histórias
13h30min – Júnior Maia voz e violão – Gênero (MPB)
14h – Banda de Pífano
14h30min – Banda Kiloucura – Gênero (Pagode)
15h – Encerramento do Evento