Crianças preferem ficar em tapetes à estarem nas cadeiras que não são coloridas
Pais de estudantes da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, em Penedo, denunciaram na manhã desta quinta-feira à Rádio Penedo FM (97,3Mhz), que os alunos dos jardins I,II e III da referida unidade de ensin estavam assistindo as aulas no chão devido a ausência de carteiras escolares suficientes nas salas de aula. Os pais reclamavam que apesar das dificuldades existentes para as crianças, em relação ao material escolar, ainda estavam encontrando tamanho descaso da administração pública.
Em visita à Escola Douglas Apratto Tenório, nossa redação constatou que as salas em que estudam os pequeninos dos jardins, realmente estão com deficiência de cadeiras. Nesses espaços de aula, diversos jogos de pequenas mesas e cadeiras coloridas são espalhados, a fim de atender a necessidade dos estudantes. No entanto, como não está sendo possível todas sentarem nas cadeiras, algumas carteiras escolares de outras salas são postas para atender aos estudantes.
Como as cadeiras coloridas são muito mais atrativas para os pequeninos, sempre há algumas birras para os que ficam com as carteiras maiores e sem as cores que tanto atraem os estudantes mirins. A saída para o problema é estender dois tapetes no piso da sala de aula e promover a brincadeira socializada, assim como as histórias que contadas com os pequeninos em círculo, os deixam mais próximos e com maior desenvoltura para questionamento.
De acordo com a diretora da escola, Kátia Maria, a falta de cadeiras para os pequenos e também de carteiras escolares para as outras salas já foi informada ao Secretário de Educação, Ronaldo Vicente, que prometeu sanar o problema no início do ano letivo de 2011, devido a este semestre está terminando e o período de férias ser o tempo certo para os reparos nas escolas do município.
Medo na Escola
Segundo a diretora, a Escola Douglas Apratto Tenório já viveu momentos de turbulência, mas depois de trabalhos desenvolvidos com os pais e a comunidade em geral, melhorou muito no tocante a violência que existia dentro da própria unidade de ensino. “O problema aqui era sério com meninos que chegavam à escola armados e ameaçando colegas e professores. Muitas vezes tivemos que acionar a polícia para contornar a situação”, disse a diretora.
Programa UCA
Em 2011 a Escola Douglas Apratto Tenório começará a trabalhar com o projeto Um Computador por Aluno – UCA, que se trata de um projeto de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um notebook , tipo subnotebbok, ou um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio, objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas.
O programa Um Computador por Aluno, da SEED/MEC, recém-iniciado nas redes públicas, está sendo caracterizado com um Piloto, com duração mínima de dois anos, do qual participam dez escolas por estado com um máximo de 500 alunos, selecionadas em áreas urbanas e rurais, que receberão laptops educacionais conectados à internet para todos os seus alunos e professores. O Piloto foi planejado para ter esta duração em função do conhecimento que já se têm de que mudanças e inovações na escola são processos longos, complexos e que necessitam de acompanhamento continuado.
