×

Meio Ambiente

Áudio: Operação do IBAMA resulta na apreensão de quase 500 covos em Penedo

Fiscais do Ibama retiram covos das águas do Velho Chico

Uma ação inesperada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resultou nesta sexta-feira, 18, na apreensão de quase quinhentos ‘covos’, espécie de armadilha para peixes e camarões, que estavam espalhados por uma grande área do Rio São Francisco no município de Penedo.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z12, Alfredo Fernandes, mais conhecido como Piau, a ação do IBAMA não foi comunicada a associação, deixando em dúvidas os pescadores que sabem da liberação da pesca do camarão de água doce mesmo na época do defeso, quando fica proibida a pesca de camarão do mar.

“Fica complicado para o pescador trabalhar quando acontece uma ação desse tipo. Inesperadamente os fiscais do IBAMA chegam aqui e retiram os covos das águas, fazendo uma grande fogueira posteriormente. É triste para quem tira o sustento das águas do Velho Chico ver uma cena dessas”, declarou o líder dos pescadores.

Segundo os fiscais do IBAMA a operação de apreensão dos covos estava acontecendo apenas para aqueles que não atendiam a portaria que delimitava o espaçamento das malhas do covo, ou seja, não dava espaço suficiente para pequenas espécies não poderem sair da armadilha.

O presidente da Colônia Z12 afirmou que nenhum pescador foi autuado para que pudesse atender a recomendação do IBAMA, sendo o fato levado ao conhecimento da superintendente do órgão em Alagoas, Sandra Menezes, para que haja uma maior comunicação entre pescadores do Baixo São Francisco e o IBAMA, no sentido de todos poderem viver em harmonia e respeitando o meio ambiente.