×

Penedo

Áudio: Onze presos fogem da Delegacia de Penedo. Veja quem são os fugitivos

Delegacia é recordista em fugas no Estado de Alagoas

Mais uma vez a frágil delegacia de Penedo tem registrada uma fuga de presos. Desta vez, 11 detentos conseguiram fugir da unidade que virou piada nacional pelas quantidades de fugas registradas, sendo esta a sétima fuga de 2010. De acordo com as informações, os detentos fugiram por um túnel cavado a partir da cela cinco, saindo na parte de trás do prédio da delegacia.

No dia 09 de outubro uma rebelião aconteceu na delegacia, ocasionando o afastamento do delegado plantonista, Antônio Vieira de Barros Filho, que na oportunidade concedeu entrevista e desabafou sobre todas as dificuldades encontradas na delegacia de Penedo, relatando inclusive que os policiais estavam na oportunidade cumprido o papel de agentes carcerários.

Dias após a rebelião, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com o juiz e o promotor de Penedo para tratar de soluções para a superlotação de presos e as precárias condições de trabalho, fazendo pedido formal para que a Delegacia Regional da cidade possa inclusive se transformar em Casa de Custódia.

No encontro, o juiz titular José Braga Neto disse que não sabe como os policiais ainda conseguem manter a ordem no local e ressaltou que, devido às precárias condições de segurança na regional, muitos dos detentos continuavam lá porque não querem fugir. O magistrado também informou que vários pedidos de transferência de preso seus foram negados pelo sistema prisional. Em 2009, a delegacia de Penedo foi destaque entre as demais regionais alagoanas e no cenário nacional, fechando o ano com número recorde de fugas, nove.

A Polícia Civil informou que os onze fugitivos foram: Ailton Monteiro da Silva (Homicídio), José Luciano Santos (Maria da Penha), José Marcos dos Santos, vulgo Budica (Latrocínio), Ronald Carvalho Gomes (Furto), José Marciano da Silva (Tentativa de homicídio), Euzimar Santos, vulgo Cara-véia (tráfico e porte ilegal de arma de fogo), Jandson Alves (Furto), Erivaldo Gomes da Silva (Porte ilegal de arma de fogo e receptação), Manoel dos Santos, conhecido como Ieié (Homicídio), Jean Carlos da Silva Mequiádes (porte ilegal de arma e receptação), Marcos da Silva, vulgo olhão, recapturado na última semana em Arapiraca.

Atualizado às 15:30