Água das chuvas invadiram várias residências em Penedo
Durante o desenrolar do programa Lance Livre comandado pela radialista Martha Martyres na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), ouvintes da emissora que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, trouxeram a tona na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, os inúmeros prejuízos ocasionados pelas chuvas que castigaram o município ribeirinho durante os dias de carnaval.
De acordo com a ouvinte Rosângela do Conjunto São José, a águas das chuvas invadiram sua residência, acabando por destruir alguns dos móveis da casa. Segundo ela, esse problema é antigo e acontece por que a Prefeitura da cidade começou o serviço de drenagem da água no local e não terminou.
“Não estou reclamando das chuvas, por que elas foram mandadas por Deus e nós temos que aceitar, mas a Prefeitura tem que tomar alguma providência para a questão do saneamento da rua. É só colocando barro e não fazem nada. Para vocês terem uma ideia a pista aqui está mais alta do que a minha casa e isso contribuiu para que a água invadisse. Alguns móveis meus foram destruídos e outros estão em cima de tijolos” declarou a ouvinte.
A equipe de reportagem externa da Penedo FM, comandada pelo radialista Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, foi conferir de perto a situação de algumas casas que também foram invadidas pelas águas da chuva. No Conjunto Madre Espírito Santo, situado na parte alta da cidade, as águas invadiram mais de 20 casas da Rua “E” e causaram prejuízos aos moradores que temem perdas ainda maiores caso as chuvas voltem a castigar o município.
Uma senhora que também reside no local aproveitou a presença do repórter para mostrar a situação que sua casa ficou depois das chuvas, mesmo sendo localizada em uma Rua do Conjunto que foi recentemente pavimentada. “Á água entrou e foi bater no quintal. Perdi muita coisa, inclusive a fossa da minha casa desabou”, acrescentou aflita a moradora.
Ruas devem ser pavimentadas ainda neste semestre
O Secretário de Serviços Públicos de Penedo, Mario Jorge Athayde, concedeu entrevista ainda durante o programa e declarou que sempre antes do inverno a secretaria realiza alguns trabalhos preventivos para tentar minimizar as consequências das chuvas que tendem a ser mais rigorosas nesse período do ano.
“A gente trabalha com prevenção, mas essa chuva de sábado foi anormal. Até o prédio da Secretaria de Serviços Públicos foi invadido onde dentro dos galpões deu trinta centímetros de água, coisa que nunca chegou sequer na calçada. Então foi uma coisa impressionante, que veio muito rápido. Na minha casa localizada na Rua João Pessoa, eu perdi computador e alguns móveis por conta das chuvas”, confessou Mário Jorge.
O secretário contou ainda que um levantamento desses casos registrados em pontos críticos de Penedo está sendo feito para que seja procurada uma solução o mais breve possível. Segundo ele, obras no sentindo de pavimentação com drenagem da água e colocação de bocas de lobo devem começar ainda neste semestre em alguns dessas ruas que apresentaram problemas, evitando assim que novas ocorrências voltem a acontecer no período chuvoso.
