O Prefeito Marcius Beltrão, o vice-prefeito, Ronaldo Lopes e o secretário Valmir Lessa, em recente reunião sobre a ponte
No último domingo (03), o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), esteve reunido com o senador da República, Renan Calheiros (PMDB), em seu apartamento na capital. O assunto principal do encontro, a ponte que liga os estados de Alagoas e Sergipe, nas cidades de Penedo e Neópolis. Pleito que o senador se comprometeu em levar ao conhecimento da Presidenta Dilma Rousseff (PT), ainda esta semana e mostrá-la a importância da inciativa.
O projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Penedo, com o Escritório de Projetos de Maceió, tendo à frente o vice-prefeito e engenheiro civil, Ronaldo Lopes (PMDB). Ambos querem o apoio do presidente do Senado para que este importante projeto seja inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ou, que a alocação de recursos possa acontecer através de Emenda de Comissão.
Para falar deste importante projeto que pode consolidar o desenvolvimento econômico e turístico do Baixo São Francisco e que vai beneficiar todo o estado, também diante da implantação do Estaleiro do Nordeste (Enor), nova denominação para o antigo Estaleiro Eisa Alagoas, Lopes, concedeu entrevista exclusiva nesta manhã de segunda-feira (04), por telefone, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
“Quando fui presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), tive a oportunidade de fazer parte da comissão que foi criada pelos governos dos estados de Alagoas e Sergipe. Na ocasião, não houve entendimento. Sergipe queria a ponte em Brejo Grande e Piaçabuçu. O estado vizinho começou a fazer o projeto sozinho. E alagoas não avançou. Quando nós assumimos, o prefeito Marcius e eu, revolvemos retomar o projeto e, também contribuir com essa reivindicação. Visto que, ela é decisiva para o desenvolvimento da região. Estamos com os técnicos da Seinfra, com o engenheiro Valmir Lessa, com o Escritório de Maceió. Todos da nossa terra, devido ser uma região que conhecemos muito bem”, explicou o vice-prefeito de Penedo.
Alguns estudos básicos foram realizados, inclusive, a localização ideal da ponte. Diante da sinalização do senador em levar a reivindicação a Presidenta, a Prefeitura de Penedo vai contratar uma empresa para fazer o anteprojeto para ser levado ao Governo Federal. “Ontem (03), o senador Renan Calheiros recebeu o prefeito Marcius para debater a questão e ele sinalizou positivamente. Agora, vamos contratar uma empresa para a criação de um anteprojeto para buscarmos recursos”, frisou Lopes.
Duas formar de viabilizar a ponte
De acordo com o vice-prefeito, existem duas formas de concretizar o projeto da ponte que vai ligar os estados de Alagoas e Sergipe, nos municípios de Penedo e Neópolis. “Estamos buscando entendimento em Brasília com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através da diretoria do penedense, Guilherme Gonçalves. Participei de reuniões com a sua diretoria que acabou de concluir uma ponte em Minas Gerais. Na conversa com o senador, colocamos a possibilidade de fazer a ponte através de uma licitação normal, ou de fazer através do Sistema Diferenciado de Contratação (RDC), esse regime foi instituído para a Copa do Mundo, inclusive, Renan foi relator deste projeto no Senado. Isso possibilitaria que os estudos fossem realizados pela Codevasf e a obra inserida no PAC 2. A empresa vencedora seria responsável pelos demais projetos e execução”, pontuou.
Outra forma para a concretização, seria através de Emenda de Comissão, porém, é um sistema mais demorado e mais caro. “Nós teríamos que trabalhar nesta etapa de projeto com a Codevasf, para que fosse um projeto executivo. Ele é mais demorado, porém, viável. A possibilidade de partimos para o essa modalidade, precisaríamos buscar com o Renan Calheiros (PMDB), Emenda de Comissão. Mas, a alternativa que achamos melhor e mais rápida, é a inclusão da obra no PAC 2”, esclareceu.
Uma grande oportunidade
Nesta semana o presidente de Senado, Renan Calheiros vai conversar com a Presidenta Dilma para levar o pleito e mostrar a importância do projeto. “O senador entendeu a importância dessa obra e se propôs a falar com a Dilma. Não podemos perder um momento como este. Alagoas tem o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB). Estamos empenhados neste projeto. Não iremos perder por falta de inciativa. A obra pode até não ser viabilizada de imediato, mas, estamos totalmente envolvidos nesta luta. Vamos intensificar este pleito. Estamos buscando a união entre os dois estados. Também vamos buscar unir as bancadas federais de Alagoas e Sergipe”, concluiu o vice-prefeito e engenheiro Ronaldo Lopes (PMDB).
