O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a liberação imediata de R$ 275 milhões para socorrer as vítimas da enchente em Alagoas. A mesma quantia também será repassada para Pernambuco, estado também atingido pela catástrofe. Cada governo deve utilizar R$ 200 milhões em obras de reconstrução, com o restante direcionado para ações de assistência imediata, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
A liberação dos recursos foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 24, em Recife, por onde o presidente começou sua vista aos dois estados. Logo depois de desembarcar na capital pernambucana, Lula seguiu de helicóptero para Alagoas, onde visitou a cidade de Rio Largo, uma das mais devastadas pela enchente do último final de semana. Ele viu a barragem destruída pela correnteza do rio Mundaú e andou sobre os destroços, ouvindo reclames de moradores abrigados em uma escola municipal.
O presidente assegurou aos flagelados que eles não iriam retornar para áreas de risco, ainda que sem acrescentar como impedirá a ocupação irregular, situação que depende da fiscalização das prefeituras. Outra medida anunciada durante a visita de Lula foi o envio de 18 toneladas de medicamentos para os dois estados e técnicos do Ministério da Educação para atuar no levantamento das escolas destruídas.