Nove diretores, nove representantes de quadrilhas diferentes. A união entre concorrentes com objetivo comum, a valorização de um aspecto cultural do Nordeste brasileiro, foi tema de entrevista concedida por membros da Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) nesta quarta-feira, 01 de junho.
A manifestação popular que adquiriu status de grandes produções, espetáculos que atraem públicos cada vez maiores em eventos de grande porte, como um festival promovido por rede de televisão e as competições estaduais e regionais levaram à necessidade de se estabelecer um ranking para as quadrilhas. Em Alagoas, dois grupos de Penedo constam nas listas, com a Chapéu de Couro na 1ª Divisão e a Remelexo na 2ª divisão.
O ranking atual da Liga alagoana relaciona 24 grupos na primeira divisão. As duas vencedoras do concurso que será realizado em três etapas será a representante do Estado a primeira para evento produzido pela Rede Globo Nordeste e a segunda para disputar a competição chamada de “Nordestão”, organizada por entidade representativa das ligas.
Os critérios observados são alinhamento, figurino, coreografia, animação, marcador, categorias analisadas por jurados formado por pessoas ligadas à área cultural em Alagoas, representantes de entidades como Ufal, Sesc e Fundação de Amparo à Cultura.
De acordo com os entrevistados, o campeonato alagoano 2001 terá duas etapas em Maceió e uma em Marechal Deodoro. Para participar é preciso fazer parte da Liga e quem tiver interesse em se associar, deve se inscrever no site www.quadrilhasjuninas.com, mas apenas para o próximo ano porque já está tudo definido para o São João 2011.
