×

Cultura

Áudio: Juiz de Penedo assumirá como sócio efetivo do Instituto Histórico de Alagoas

Historiador e Juiz de Direito, Claudemiro Avelino de Souza,

O historiador e Juiz de Direito, Claudemiro Avelino de Souza, passará a ocupar uma cadeira do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas a partir do dia 30 de março, como sócio efetivo. A informação foi repassada aos ouvintes da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) pelo próprio magistrado que concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 21, ao programa Lance Livre comandado pela radialista Martha Martyres.

O pesquisador ocupará a cadeira de nº 26, que ficou vaga com a transferência, a pedido, do escritor Edson Mário de Alcântara, que passou a integrar o quadro de Sócios Honorários do Instituto Histórico que foi fundado em 2 de dezembro de 1869, sendo então a terceira entidade, do gênero, mais antiga do país.

“Me sinto homenageado em tomar posse em uma das casas mais bonitas de Alagoas, a chamada Casa dos Alagoanos. Uma entidade histórica no sentido amplo da palavra, porque é a terceira mais antiga do país, depois do Rio de Janeiro e Pernambuco, Alagoas inaugurou seu Instituto Histórico. Para mim como pesquisador é uma honra muito grande me ombrear com pessoas como Jayme de Altavila, por exemplo”, declarou o magistrado.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas é destinado aos estudos e pesquisas nos campos da História, Geografia em geral e Ciências Sociais, especialmente em relação ao Estado de Alagoas, e é reconhecido de utilidade pública, através de lei estadual e municipal. Atualmente o quadro social do Instituto é composto de 60 sócios efetivos, que são escolhidos por uma comissão especial que utilizam como referência a contribuição dada à cultura alagoana.

300 anos da Justiça em Alagoas

De acordo com o historiador, um grupo especial foi designado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para planejar e executar uma série de atividades em comemoração aos 300 anos da Justiça no estado. Entre as atividades programadas, acontecerá o concurso literário e fotográfico que promete movimentar a classe estudantil alagoana.

Ainda segundo o magistrado, juízes de outras comarcas deverão visitar Penedo para proferir palestras nas escolas com o objetivo de esclarecer aos estudantes as prerrogativas dos juízes e dos próprios cidadãos, formadores de uma sociedade civil organizada.

As comemorações do aniversário da Justiça em Alagoas terão início no dia 07 de maio e serão realizadas na capital do estado e em diversas cidades da interior.