×

Política

Áudio: Joaquim Beltrão afirma que é candidato a prefeito de Coruripe em 2012

Deputado Joaquim Beltrão concedeu entrevista à Penedo FM

O deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) afirmou que vai deixar Brasília para tentar voltar a ser prefeito de Coruripe, município do Litoral Sul alagoano que administrou por duas gestões. A disposição do político foi anunciada durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta quinta-feira, 11.

Ao assumir publicamente, pela primeira vez, a candidatura que era especulada nos bastidores da política regional, Joaquim Beltrão abre espaço para o ex-deputado Paulo Fernandes, o Paulão (PT), para assumir uma vaga na Câmara Federal. “É o coração que fala mais forte, eu sou uma pessoa do Executivo, não sou do Legislativo”, justificou o entrevistado, citando a demora que existe para concretização das ações parlamentares, quando são executadas.

Dono da caneta

“No Executivo você é o dono da caneta, consegue interagir com o povo, consegue fazer com que as coisas aconteçam. Como prefeito, se consegue fazer com que as coisas aconteçam na prática”, completou, acreditando que seu grupo político conseguirá recuperar a vaga no Congresso Nacional, além de enfatizar seu desejo de retornar ao comando da prefeitura do município que o projetou politicamente.

Ainda durante a entrevista, o político falou das pendências que envolvem a instalação do estaleiro Eisa e a atuação da bancada federal alagoana, destacando a parceria com o governo estadual e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão que tem viabilizado investimentos em infraestrutura em várias regiões do estado.

A Codevasf é parceira na distribuição de equipamentos de pesca, motores de rabeta e redes distribuídos hoje para associados da Colônia Z 12, situada em Penedo, ação que já aconteceu em outros municípios ribeirinhos. A entrega é viabilizada por meio da Federação dos Pescadores e associações que representam a categoria. Joaquim Beltrão falou ainda sobre a questão das dívidas dos pequenos agricultores com os Bancos do Nordeste e do Brasil.

R$ 500 mil para ampliação da Ufal em Penedo

Em relação às emendas apresentadas ao orçamento da União, o deputado destacou a apresentação de investimento em educação. “Este ano coloquei uma emenda de R$ 500 mil para um novo campus da Ufal para Penedo, com terreno doado pela prefeitura para a instalação de novos cursos”, declarou o deputado que sugeriu a oferta de Arquitetura, já disponível em Arapiraca.

O parlamentar informou que a bancada federal solicitou mais recursos para complementação da rodovia Penedo-Pindorama-Coruripe, além de investimentos dele em calcamento de ruas, praças, quadras esportivas e postos de saúde para vários municípios. Já a zona rural de Penedo foi contemplada com uma casa de farinha mecanizada, um trator, abastecimento de água e máquinas de costura para a Fundação Renascer, solicitação do vereador penedense Derivan Thomaz (PMDB).

“Errou, tá fora”

Sobre as denúncias que envolvem o início da gestão Dilma Rousseff, “uma presidente que não tem manteguinha para passar não, ela bota no cacete logo, errou, tá fora”, segundo Beltrão que espera que exista um controle social maior para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Ele citou a operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, ressaltou o respeito que tem ao secretário executivo da pasta que foi preso, mas aguarda o desenrolar da investigação para se posicionar.