Albergue da Juventude será inaugurado nesta terça, 28, em Penedo
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN começou nesta segunda-feira (27), a entrega de obras em quatro cidades alagoanas. A agenda que teve início na cidade de Piranhas, com a inauguração da Casa do Patrimônio, culminando com a assinatura de Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural – APPC, continua na tarde desta terça-feira, 28, em Penedo, com a visita ao prédio onde funcionará o Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental e Patrimonial da UFAL e também a inauguração do Albergue da Juventude.
As reformas dos prédios do Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental e Patrimonial da UFAL e do Albergue da Juventude custaram R$ 310 mil e R$ 628 mil, respectivamente, sendo programada a visita ao prédio da UFAL às 16 horas e a inauguração do Albergue da Juventude às 17h.
A agenda contempla ainda a inauguração da nova sede da Superintendência do Iphan em Maceió, solenidade que acontecerá a partir das 20 horas da próxima quarta, 29, e a inauguração de um Ponto de Cultura, em Marechal Deodoro. Na capital alagoana, duas exposições também serão abertas ao público na próxima quarta-feira, a “ExpoMonumenta”, no Salão de Exposições Temporárias da Casa do Patrimônio de Maceió às 20 horas. Trinta minutos depois estará sendo aberta no mesmo espaço a exposição “A Invenção da Terra”.
As solenidades terão a participação do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, do superintendente do órgão no estado, o arquiteto penedense Mário Aloísio Barreto Melo, além de autoridades das prefeituras municipais, do governo estadual e da Universidade Federal de Alagoas.
Casa da Amizade
No prédio que vai abrigar o Albergue da Juventude e a Casa da Amizade de Penedo também funcionará uma loja de artesanato/bordados, com espaços direcionados para a prática de oficinas culturais. A sede da associação das bordadeiras de Penedo, que fica localizada ao lado do prédio recuperado pelo Iphan, continuará a abrigar aulas de ballet, ensino direcionado às meninas do bairro Camartelo, crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, e também a confecção de réplicas de fachadas de prédios históricos localizados na cidade de Penedo.
De acordo com a presidenta da Casa da Amizade de Penedo, Francisca Lessa, a ida de algumas ações da Casa da Amizade para o espaço interno do Albergue da Juventude realiza um antigo sonho de ampliação dos trabalhos da associação que atende a centenas de crianças carentes em Penedo com o desenvolvimento de ações sócio-culturais, além de espalhar as réplicas dos prédios históricos da cidade por várias partes do mundo.
