Durante três dias, órgão federal realizou oficina com diversos setores da sociedade na Casa do Patrimônio
Durante três dias, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou na sua sede em Penedo, localizada na Avenida Floriano Peixoto, uma oficina de Implantação da Casa do Patrimônio.
Na pauta do encontro, a construção coletiva das diretrizes enquanto a Casa de Penedo sendo uma importante articuladora de ações educativas e de aproximação com as instituições e a comunidade local. Em entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), a coordenadora de Educação Patrimonial do IPHAN, Sônia Rampim Florêncio, expôs o objetivo.
“Estamos com o projeto ‘Casas do Patrimônio’ em diferentes locais do Brasil, foi uma maneira que o IPHAN buscou para se aproximar da comunidade, para assim, construir com as escolas, instituições e poder público local, um plano de educação patrimonial. Quem conhece o local são as pessoas que moram na cidade, desta forma, iremos elaborar diretrizes”, pontuou a coordenadora.
No encontro que encerrou no dia 30 de setembro, diferentes segmentos da sociedade participaram. O órgão federal acredita que só com a participação de todos é que a conscientização para a preservação do patrimônio pode acontecer.
“Acreditamos que a politica de preservação do patrimônio não está separada de outras áreas. A participação de todos é essencial. Eles representam várias pessoas da sociedade, através de ONG’s, escolas e poder público. Com isso, vamos traçar o plano de trabalho para Penedo, com validade de um ano”, concluiu coordenadora de Educação Patrimonial do IPHAN, Sônia Rampim Florêncio.
A oficina
Durante três dias, a oficina ministrada pelo IPHAN buscou a elaboração de um plano de trabalho entre o órgão federal, com a parceria municipal e também com a participação de diversos segmentos da sociedade. Os trabalhos serão postos em prática por meio de ações educativas de valorização e preservação do patrimônio cultural de Penedo.
O local
A Casa do Patrimônio de Penedo que abriga o escritório do IPHAN, também trouxe para a cidade mais um grande e importante atrativo turístico. No local, além de um mini auditório para atividades culturais, no primeiro andar, o visitante pode fazer uma viagem pela história de Penedo. Uma exposição tecnológica e permanente, com fotos, telas touchscreen, quadros e grandes painéis, é possível uma ampla interação pelo passado da ‘Cidade dos Sobrados’.
O prédio fica localizado na Avenida Floriano Peixoto, 1º andar da antiga casa lotérica e também conta com elevador para portadores de necessidades especiais, cadeirantes e idosos.
